Além dos mais de 50 cursos de graduação que oferece em sete campi espalhados pelo estado, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) conta também com uma variedade de cursos e atividades gratuitas para profissionais de diversas áreas.
Apesar de ser conhecida na capital paulista pela atuação na área de saúde, que inclui a gestão do Hospital São Paulo, na Vila Mariana, a Unifesp também atua em outros ramos do conhecimento. O campus zona leste, por exemplo, é sede do Instituto das Cidades, onde fica o curso de geografia da instituição.
A página do SIEX (Sistema de Informações de Extensão) compila as atividades oferecidas por cada campus. Atualmente são mais de 20 cursos com inscrições abertas e outros 18 que abrirão vagas para participação em breve.
A CNN reuniu cinco interessantes cursos oferecidos pela instituição, que vão desde aulas introdutórias de idiomas à orientações sobre como dar aulas. Confira:
Curso voltado à população idosa, com o objetivo de ensinar ferramentas de proteção contra ataques cibernéticos e golpes, além de explicar como realizar divulgação de trabalhos nas redes sociais e edição de vídeos e imagens.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de janeiro e a prioridade é para alunos da Universidade Aberta às Pessoas Idosas do campus Diadema, onde serão oferecidas as aulas. As vagas remanescentes serão preenchidas por pessoas inscritas com mais de 60 anos de idade.
Neste curso serão abordadas as causas históricas, econômicas e políticas que resultaram no atual cenário de desigualdade social. Ao todo serão 30h de conteúdo entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no campus Osasco.
A inscrição é gratuita e vai do dia 20 de janeiro até 18 de fevereiro, porém haverá um processo seletivo realizado pelo Centro Acadêmico de Economia da Unifesp para definir os 20 alunos que participarão das atividades.
Com inscrições abertas a partir do dia 1º de fevereiro, este curso de atualização é voltado para professores da educação básica que desejam refletir, buscar alternativas para os desafios em sala de aula e “reaprender a ensinar”.
O curso, que será ministrado tanto de forma on-line quanto presencial na SP Escola de Teatro, na região central da capital paulista, terá três meses de aulas práticas e discutirá a relação entre professor e aluno, e o senso de coletividade no ambiente escolar.
Trata-se de um curso com 40h de conteúdo voltado para profissionais de saúde e da educação a respeito dos conceitos que envolvem a questão do combate ao consumo de drogas nas escolas.
O conteúdo do curso prevê aulas que vão desde a neurociência do comportamento do adolescente à prática da redução de anos, com aulas on-line às terças-feiras pela manhã. As inscrições para este curso começam no dia 30 de janeiro.
Curso ministrado por alunos do curso de licenciatura em língua espanhola do EFLCH (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) do campus Guarulhos. São 12h de conteúdo básico sobre o espanhol, como lidar com o idioma em situações de viagem e conhecimentos sobre alguns países da América Latina.
As aulas são on-line e acontecerão aos sábados, das 9h às 10h30, a partir de 18 de janeiro. As inscrições já foram encerradas, mas ainda é possível adicionar seu nome à fila de espera.