terça-feira, novembro 19, 2024
InícioInternacionalde quando surgiu a quanto se ganha

de quando surgiu a quanto se ganha

Todos os anos, em outubro, os Prémios Nobel são atribuídos para as pessoas ou entidades que se distinguiram em seis áreas diferentes.

Medalha do Prêmio Nobel
Medalha do Prêmio Nobel

Três são científicos – química, física e medicina – um humanísticoliteratura. Existe um Prêmio Nobel da economia, o mais recente, e finalmente o da paz, o mais simbólico e o mais amplo reconhecimento.

A história dos Prêmios Nobel remonta a mais de um século e começa com uma das invenções mais importantes e chocantes do ser humano: a dinamite.

Quem foi Alfred Nobel?

Alfred Nobel, sueco nascido no dia 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, foi o inventor da dinamite, além de ter depositado 355 patentes diferentes ao longo de sua vida.

Viveu em vários países, da Rússia à França, e falava vários idiomas. Sua maior paixão e a era a poesia, mas seu pai o convenceu a se dedicar à engenharia.

Em Paris conheceu Ascanio Sobrero, químico italiano que inventou um líquido altamente explosivo: a nitroglicerina. No entanto, a substância era considerada demasiado instável e perigosa para ser utilizada em larga escala.

Nobel entendeu o potencial da invenção e encontrou a solução para conseguir controlar a detonação.

Em 1867 patenteou a dinamite, cuja etimologia vem do grego antigo e do termo “dynamis” que significa força.

Por que nasceram os Prêmios Nobel?

Se por um lado esta invenção revolucionou o setor de construção civil, tornando possível escavar túneis e canais e deu início à indústria de mineração, por outro lado também mudou para sempre a guerra e as atividades militares, aumentando exponencialmente o potencial explosivo.

Alfred Nobel tinha consciência disso e ao morrer, em 1896, deixou um testamento no qual pedia que a sua fortuna – acumulada graças à dinamite – fosse investida em um fundo cujos retornos serviriam para atribuir, todos os anos, prémios à queles que, durante o ano anterior, trouxeram o maior benefício à humanidade.

Nobel determinou que esses recursos fossem divididos em cinco partes iguais. “Uma parte para a pessoa que fez a descoberta ou invenção mais importante no campo da física; uma parte para a pessoa que fez a descoberta ou melhoria química mais importante; uma parte para a pessoa que fez a descoberta mais importante na fisiologia ou na medicina; uma parte para quem, no campo da literatura, produziu a obra mais importante em uma direção idealista; e uma parte para a pessoa que fez mais ou melhor para promover a comunhão entre as nações, a abolição ou redução dos exércitos permanentes e o estabelecimento e promoção de congressos de paz”, escreveu o inventor no testamento. Acrescentando um desejo: que não seja levada em conta a nacionalidade do vencedor, mas apenas o mérito.

O que são os Prémios Nobel e quando serão atribuídos em 2024?

Os primeiros Prémios Nobel foram atribuídos em 1901 e sofreram apenas algumas interrupções desde então, principalmente durante as duas Guerras Mundiais.

O mês dos Prêmios Nobel é outubro e as homenagens originais desejadas pelo inventor da dinamite eram cinco.

A estes foi adicionado o Prêmio Nobel de Economia , concedido desde 1969 em memória de Alfred Nobel. No entanto, esse é oficialmente denominado Prémio Sveriges Riksbank , do nome do Banco Central Sueco que o quis e financiou.

Veja as datas e os vencedores dos Prêmios Nobel de 2024

– Prêmio Nobel de Medicina: concedido em 7 de outubro de 2024 a Victor Ambros e Gary Ruvkun

– Prêmio Nobel de Física: concedido em 8 de outubro de 2024 a John Hopfield e Geoffrey Hinton

– Prêmio Nobel de Química: atribuído em 9 de Outubro a Demis Hassabis, John Jumper e David Baker

– Prémio Nobel da Literatura: atribuído em 10 de Outubro a Han Kang

– Prémio Nobel da Paz: atribuído em 11 de Outubro à organização japonesa Nihon Hidankyo

– Prémio Nobel da Economia: atribuído em 14 de outubro para  Acemoglu, Johnson e A. Robinson

Quem decide os vencedores do Nobel?

O testamento do Nobel também indica quem concederá os prêmios.

Medicina:  Instituto Karolinska em Estocolmo

Física: Academia Sueca de Ciências

Química:  Academia Sueca de Ciências

Literatura:  Academia Sueca de Estocolmo

Paz:  um comitê de cinco pessoas selecionadas pelo Parlamento Norueguês

Na época em que Nobel viveu, Noruega e Suécia eram dois reinos unidos. No entanto, não se sabe por que o inventor optou por que um de seus prêmios, o Prêmio da Paz, fosse concedido por um representantes do governo norueguês.

Contudo, todas as cerimônias do Prêmio Nobel são realizadas hoje em Oslo, onde o comitê está sediado. Quanto ao último prémio, o de economia, é atribuído pela Academia Sueca de Ciências.

Como são feitas as candidaturas?

Não pode haver autocandidaturas para os Prémios Nobel.

As candidaturas funcionam a “convite” de instituições “credenciadas”, como universidades, professores, academias e anteriores vencedores do mesmo reconhecimento. E devem atender a determinados critérios: a comissão responsável avalia então cada candidatura (cada instituição tem um caminho diferente), até chegar ao nome vencedor.

Quanto vale o Prêmio Nobel?

Cada ganhador do Prêmio Nobel recebe uma medalha de ouro: de um lado está o retrato de Alfred Nobel. No verso há uma inscrição: “Inventas vitam iuvat excoluisse per artes”, ou um verso do Livro VI da Eneida que significa: “Aqueles que melhoraram a vida com a invenção das artes”.

Na medalha do Prêmio Nobel da Paz a inscrição é “Pro pace et fraternitate gentium”, ou “Pela paz e fraternidade dos povos”, enquanto na da Economia não há escrita.

Além da medalha, os vencedores recebem uma quantia em dinheiro: uma das cinco partes (iguais) em que são divididos os juros da fortuna do Nobel.

Em 2024 cada “parte” vale 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões). 

A cerimônia oficial acontece no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Por que não existe um Prêmio Nobel de matemática?

Não se sabe a razão da inexistência de Prémios Nobel para a engenharia, a biologia, as ciências ambientais ou a matemática.

Simplesmente Nobel não mencionou nenhuma destas disciplinas em seu testamento.

Se o da Economia foi criado para comemorar o 300º aniversário do Banco Central Sueco, em memória do Nobel, surgiram várias histórias sobre por que o inventor não criou uma homenagem para aqueles que se destacam em matemática. 

Diz a lenda que ele decidiu não considerar esse assunto depois de ser traído por sua amante com um matemático. Uma espécie de “vingança”, portanto, de toda a categoria.

Mais provavelmente, na época em que viveu Nobel, a matemática – tal como a biologia, as ciências ambientais ou a engenharia – ainda não eram consideradas campos do conhecimento tão fundamentais que pudessem “trazer benefícios para a humanidade”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui