Apenas 12 estudantes garantiram a nota máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13).
Esse total equivale a menos de 1% do total de participantes do Enem, que, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) foi de 3.180.388 pessoas.
Segundo o balando divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na manhã desta segunda, os alunos que tiraram nota mil na redação são de estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro — os únicos com dois alunos que alcançaram a pontuação máxima.
- Ceará – 1
- Goiás – 1
- Maranhão – 1
- Minas Gerais – 2
- Pernambuco – 1
- Rio de Janeiro – 2
- Rio Grande do Norte – 1
- São Paulo – 1
Minas Gerais, inclusive, foi o único estado que registrou nota máxima em redação feita por um aluno da rede pública. Todas as demais foram de candidatos oriundos de colégios particulares.
Os estudantes que desejam estudar em uma universidade pública podem fazer a inscrição no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) de 17 a 21 de janeiro, conforme o calendário do programa.
Os candidatos também podem usar o resultado do Enem para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
MEC divulga calendário do ProUni e do Fies; veja datas
Além disso, estudantes brasileiros que planejam uma experiência acadêmica no exterior podem ingressar em pelo menos 35 universidades de Portugal utilizando a nota do Enem.