sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaDe novo? IA coloca Elis Regina para cantar Marília Mendonça

De novo? IA coloca Elis Regina para cantar Marília Mendonça

Após a recente polêmica do uso de inteligência artificial (IA) para recriar Elis Regina em um comercial da Volkswagen, uma conta no Instagram agora colocou a artista para cantar hits mais atuais, como Infiel, da Marília Mendonça, e Por Supuesto, da Marina Sena. O perfil, que também fez uma montagem com canções de Marisa Monte e Cássia Eller, divulgou as versões completas das faixas no YouTube, conforme relatou o Estadão. 

O que você precisa saber: 

  • A VW lançou em julho uma propaganda para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil e mostrou um dueto entre Elis, que morreu em 1982, e a filha dela, Maria Rita; 
  • Cantando “Como Nossos Pais”, o comercial usou uma técnica conhecida como “deepfake” para criar uma montagem realista do rosto da cantora; 
  • Na internet, a propaganda viralizou, com diversos usuários dividindo opiniões sobre ética, respeito e IA; 
  • Processada pelo Conar, recentemente o órgão decidiu arquivar o caso contra a fabricante devido às manifestações contrárias e favoráveis de consumidores. 

Leia mais! 

Vale destacar que as atuais faixas recriadas por IA não foram lançadas oficialmente. Também não é possível saber quem é o autor por trás das montagens. Confira abaixo! 

O caso de Elis com a VW foi considerado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) improcedente no que se refere ao desrespeito à figura da artista. Para o órgão, há diversas recomendações de boas práticas sobre o deepfake, “bem como a ausência de regulamentação específica em vigor” — tornando o caso sem base e complexo. 

Tupac Shakur e Michael Jackson, por exemplo, são dois dos cantores que “voltaram à vida” em forma de hologramas em duas ocasiões separadas. 

  • Tupac Shakur, assassinado em 1996, reapareceu em uma apresentação no festival Coachella, em 2012, durante a performance de Snoop Dogg e Dr. Dre. 
  • Algo semelhante aconteceu com o Rei do Pop, Michael Jackson: falecido em 2009, ele fez uma apresentação solo no Billboard Music Awards de 2014, com suas danças clássicas e até o moonwalk. 

James Dean, astro de Hollywood que faleceu em 1955 em um acidente de carro, também deve reaparecer em filmes com a ajuda da tecnologia. Produtores do Finding Jack querem trazer Dean de volta em IA e, para não perder tempo com burocracias, em 2019, a equipe comprou os direitos de imagem do ator. Veja mais aqui!

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui