Tudo sobre Inteligência Artificial
Após a recente polêmica do uso de inteligência artificial (IA) para recriar Elis Regina em um comercial da Volkswagen, uma conta no Instagram agora colocou a artista para cantar hits mais atuais, como Infiel, da Marília Mendonça, e Por Supuesto, da Marina Sena. O perfil, que também fez uma montagem com canções de Marisa Monte e Cássia Eller, divulgou as versões completas das faixas no YouTube, conforme relatou o Estadão.
O que você precisa saber:
- A VW lançou em julho uma propaganda para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil e mostrou um dueto entre Elis, que morreu em 1982, e a filha dela, Maria Rita;
- Cantando “Como Nossos Pais”, o comercial usou uma técnica conhecida como “deepfake” para criar uma montagem realista do rosto da cantora;
- Na internet, a propaganda viralizou, com diversos usuários dividindo opiniões sobre ética, respeito e IA;
- Processada pelo Conar, recentemente o órgão decidiu arquivar o caso contra a fabricante devido às manifestações contrárias e favoráveis de consumidores.
Leia mais!
Vale destacar que as atuais faixas recriadas por IA não foram lançadas oficialmente. Também não é possível saber quem é o autor por trás das montagens. Confira abaixo!
O caso de Elis com a VW foi considerado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) improcedente no que se refere ao desrespeito à figura da artista. Para o órgão, há diversas recomendações de boas práticas sobre o deepfake, “bem como a ausência de regulamentação específica em vigor” — tornando o caso sem base e complexo.
Tupac Shakur e Michael Jackson, por exemplo, são dois dos cantores que “voltaram à vida” em forma de hologramas em duas ocasiões separadas.
- Tupac Shakur, assassinado em 1996, reapareceu em uma apresentação no festival Coachella, em 2012, durante a performance de Snoop Dogg e Dr. Dre.
- Algo semelhante aconteceu com o Rei do Pop, Michael Jackson: falecido em 2009, ele fez uma apresentação solo no Billboard Music Awards de 2014, com suas danças clássicas e até o moonwalk.
James Dean, astro de Hollywood que faleceu em 1955 em um acidente de carro, também deve reaparecer em filmes com a ajuda da tecnologia. Produtores do Finding Jack querem trazer Dean de volta em IA e, para não perder tempo com burocracias, em 2019, a equipe comprou os direitos de imagem do ator. Veja mais aqui!