Se existe um esteriótipo de pai perfeito, a ficção conseguiu mostrá-lo em muitas obras. Desde animações fofas até dramas melacólicos, são muitos os exemplos de figura paterna amorosa, gentil, protetora e sempre disposta a cuidar de sua cria.
Aproveitando o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11), a CNN fez uma lista com alguns desses pais geniais que nos fazem rir e chorar diante da TV e muitas vezes nos inspiram a sermos melhores no dia a dia. Veja alguns nomes abaixo.
-
Julius (Todo Mundo Odeia o Chris)
Trabalho árduo é uma das características mais marcantes de Julius (Terry Crews), o pai de Chris na série “Todo Mundo Odeia o Chris”. Atuar em dois empregos, como sua esposa anuncia de forma insistente, certamente é desgastante, mas demonstra a garra e o compromisso do personagem para sustentar os três filhos.
Apesar da excessiva valorização de cada centavo de seu dinheiro, o patriarca se utiliza de todos os episódios da trama para passar seus mais valiosos valores e ensinamentos aos filhos.
Embora o longa seja uma animação voltada ao público infantil, os valores que Mufasa transmite ao filho, Simba, são reais, profundos e emocionantes. Em “O Rei Leão”, o pequeno felino aprende desde cedo que faz parte de um sistema frágil e equilibrado, devendo respeito a todos, inclusive aos animais que servem de caça para eles, pois só assim um reino é capaz de se manter.
A maior prova disso é quando Simba, na fase adulta, retorna para desafiar o tio, Scar, pelo trono, em uma terra totalmente devastada. Após o conflito, que coroa o filho de Mufasa como o legítimo rei, o local volta a se transformar em um paraíso para animais de todas as espécies, mostrando que as lições passadas pelo patriarca foram absorvidas, colocadas em prática e que funcionam.
-
Philip Banks (Um Maluco no Pedaço)
Com um imenso coração, Philip Banks, interpretado por James Avery, é pai de Hilary, Carlton, Ashley e Nicky, em “Um Maluco no Pedaço”. Não bastasse o desafio de lidar com o quarteto, tio Phil, como é carinhosamente chamado por Will Smith, protagonista da trama, ainda precisa lidar com o sobrinho de sua esposa com quem trava muitas discussões.
Apesar de terem visões de mundo opostas, Philip sempre tenta guiar todos pelo caminho que crê ser o correto, apoiando moralmente e, principalmente, financeiramente seus filhos e sobrinho. Inclusive, o patriarca acaba por “adotar” Will de maneira informal, uma vez que seu pai, Lou, foi embora e seu paradeiro é desconhecido.
-
Chris Gardner (À Procura da Felicidade)
Em “À Procura da Felicidade”, estrelado por Will Smith, Chris Gardner enfrenta dificuldades extremas. Completamente falido e solteiro, ele luta para criar o filho. Diante das adversidades, o protagonista chega a dormir escondido em um banheiro público com o filho, após ser expulso da pensão por falta de pagamento.
Christopher, apesar das circunstâncias desafiadoras, vira o jogo e conquista uma nova oportunidade profissional, em uma grande história de superação e determinação, servindo de exemplo para diversos pais que passam por dificuldades financeiras e têm filhos para criar.
Após perder a filha no início do seriado, Joel (Pedro Pascal), em “The Last of Us”, passa a dedicar a sua vida na proteção e segurança de Ellie, orfã que cresceu em plena quarentena militar em Boston, Massachusetts, por quem desenvolve uma forte conexão emocional.
O lado paterno do personagem aflora com Ellie, oferecendo suporte emocional, ensinando habilidades de sobrevivência e demonstrando empatia, afeto e zelo. São essas características que tornam Joel um grande pai, ainda que adaptado ao ambiente extremamente hostil que somente um mundo pós-apocalíptico pode oferecer.
-
Guido Orefice (A Vida é Bela)
Em meio às adversidades extremas do Holocausto, Guido Orefice (Roberto Benigni), personagem do filme “A Vida é Bela”, é lembrado por seu amor incondicional e pela capacidade extraordinária de proteger o filho.
Enviados para um campo de concentração nazista, Guido usa a criatividade e boas doses de humor para transformar a triste realidade de ambos em uma espécie de jogo, fazendo o filho, Giosué, acreditar estar em uma competição onde o vencedor ganhará um tanque de guerra.
Lineu Silva, personagem da série brasileira “A Grande Família”, é considerado um bom pai por sua dedicação, responsabilidade e amor pela sua família. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras e desafios cotidianos, ele sempre coloca o bem-estar de sua família em primeiro lugar.
Jack Pearson, da série “This Is Us“, é considerado um bom pai por seu amor inabalável, dedicação e capacidade de criar laços profundos com seus filhos. Ele demonstra um compromisso constante com o bem-estar emocional e físico de seus três filhos, Kevin, Kate e Randall, incentivando-os a perseguirem seus sonhos e a se aceitarem como são. Jack enfrenta desafios pessoais e profissionais, mas sempre coloca sua família em primeiro lugar, sendo um modelo de força, sensibilidade e integridade.
-
Jay Pritchett (Modern Family)
Jay Pritchett, de “Modern Family“, é considerado um bom pai por seu amor, sabedoria e capacidade de adaptação. Apesar de sua personalidade inicialmente dura e tradicional, Jay mostra seu carinho e apoio aos filhos, Claire e Mitchell, assim como por seus netos e sua nova família com sua esposa, Gloria.
Ele aprende a aceitar e celebrar as diferenças de seus filhos e netos, proporcionando-lhes orientação e senso de segurança. Jay equilibra sua rigidez com momentos de ternura e humor, mostrando que, embora imperfeito, ele se esforça continuamente para ser um pai presente e amoroso.