A cidade de São Paulo ganha novas exposições o tempo todo — e não podia ser diferente em outubro. A capital recebe desde exposições interativas sobre o Sol até a inauguração de um novo andar dedicado às mostras de arte no edifício Farol Santander.
O prédio icônico estreou o espaço Memória do 6, localizado no 6º andar, na última sexta-feira (11). Com curadoria de Ceres Storchi, Franz Manata e Nico Rocha, as atrações permanentes e temporárias são relacionadas ao acervo artístico da instituição no país.
Além dessa novidade, a exposição LUZ ÆTERNA — Ensaio Sobre o Sol, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. O evento traz obras imersivas, projeções digitais, instalações interativas e contemplativas sobre a estrela.
4 exposições para conferir em São Paulo em outubro
Mostras no Memória do 6
O novo local, no Farol Santander, reúne diversas instalações e exposições para o público. Na ala Promenade, o público encontra a mostra Pinturas da Coleção Santander Artes Visuais, com 29 obras de pinturas brasileiras de artistas como Tomie Ohtake, Agostinho Batista de Freitas, Aurélia Rubião, Carlos Bracher, Clóvis Graciano e mais.
No mesmo espaço, os visitantes ainda encontram o percurso Cores das Cidades, sobre a diversidade dos municípios brasileiros. Com cores intensas, a exposição passa por cidades praianas, do campo e segue até a vida urbana. O local contempla obras de André Lhote, Carlos Bracher, Darel Valença Lins, Fulvio Pennacchi e mais.
Já as obras da exposição Imaginários Brasileiros retratam festas, mitos, profissões, personagens e figuras que refletem a identidade tradicional e moderna do Brasil. Por outro lado, a mostra Natureza da Arte exibe composições e combinações de materiais que representam o meio ambiente.
Ainda, há a Sala dos Mapas, uma área dedicada à cartografia, que oferece 11 mapas dos séculos XVI ao XVIII, desenhos, gravuras e fotografias. O público também encontra a exposição Brasil Numismático — a moeda brasileira de 1822 a 2024, com 1.710 moedas selecionadas, desde 1822 até os dias atuais.
As instalações A Cobra e A Onda reúnem itens bancários, como fichas, cédulas, cofrinhos, balanças e mobílias — esta última que teve seus objetos (cadeiras, canapé, mesas) produzidos entre as décadas de 1920 e 1950, pelo Liceu de Artes e Ofícios.
Farol Santander: Rua João Brícola, 24 – Centro, SP/ Tel.: (11) 3553-5627/ Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 20h/ Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada), que podem ser adquiridos aqui
LUZ ÆTERNA — Ensaio Sobre o Sol
O ensaio sobre o Sol, disponível no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo até 25 de novembro, visa falar sobre a estrela de uma forma poética e artística. O evento combina tecnologia e arte para criar obras imersivas, projeções digitais, instalações interativas e contemplativas sobre a importância do astro, da natureza e da sustentabilidade. A entrada é gratuita.
Algumas das criações imersivas são Gênesis, do estúdio AYA, que conta a história, influência do Sol sobre a vida e a geração de eletricidade por meio de uma projeção. Já o Fluido Solar, da artista ErotidesNai, destaca o contraste entre o desconhecido e a luz interior de cada pessoa em uma obra participativa.
LUZ AETERNA – Ensaio sobre o Sol: Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, SP/ Tel.: (11) 4297-0600/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras/ Ingressos gratuitos e disponíveis aqui
Nalata Festival
A Casa NALATA, em parceria com o museu de arte de rua e grafite STRAAT, de Amsterdã, na Holanda, oferece um festival de obras artísticas até o dia 2 de novembro, em Pinheiros. Com entrada gratuita, a exposição conta com peças gigantes de mais de 40 artistas nacionais e internacionais.
Artistas de arte urbana, como Alexia Ferreira, Bicicleta Sem Freio, Magrela e Simone Siss, expõe suas artes no evento. Além das mostras, a organização oferece batalhas de tags, palestras, workshops, talks e outras atividades.
Casa NALATAxSTRAAT: Rua Cardeal Arcoverde, 2910 – Pinheiros, SP/ Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 11h às 21h; sábado, das 12h às 22h; domingo, das 10h às 20h/ Ingressos gratuitos mediante reserva neste link
Frida: uma visão singular de beleza e dor
O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugurou a exposição “Frida: uma visão singular de beleza e dor”, da fotógrafa alemã Julia Fullerton-Batten e com curadoria de João Kulcsár, na Sala Maureen Bisilliat. Após 70 anos da morte de Frida Kahlo, a mostra traz 18 imagens, produzidas na Cidade do México, para homenagear a artista mexicana. A entrada do evento, que segue até o dia 27 deste mês, é gratuita.
“O resultado que vemos é uma série imagética que captura a vibrante energia e a força inconfundível de Frida por meio de cenários e figurinos mexicanos contemporâneos”, diz João Kulcsár, curador da exposição. “Quando olho para suas pinturas, sinto-me inspirada a ser corajosa. Quando olho para suas pinturas, sinto seu amor pelo México”, diz Julia.
Museu da Imagem e do Som: Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 2117-4777/ Horário de funcionamento: terças a sextas, 10h às 19h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Museu do ABBA reúne objetos originais e até hologramas do grupo