A inclusão de Dave, o mergulhador entre as nomeações para o prémio indie do ano no The Game Awards 2023 tem gerado muita polémicatanto que levou alguns a questionarem que sentido faz estabelecer um prémio denominado “Melhor Jogo Independente”. Jogo” se aí dentro acabarem os jogos financiados e desenvolvidos por multinacionais como a Nexonainda que através de marcas subsidiárias como a Mintrocket.
Com o passar dos anos o termo indie perdeu muito do seu significado, a ponto de se diluir em uma verdadeira categoria comercial. Para muitos tornou-se sinónimo de jogos de baixo orçamento, mas a comunidade independente manteve de alguma forma a sua integridade e tenta de todas as formas fazer passar o conceito de independência como um elemento essencial da definição.
Dave the Diver foi indicado ao lado de Casulo, Draga, Mar de estrelas e Visor. Ninguém contesta a qualidade do jogo, que é considerado muito elevado, mas o problema subjacente é que não deveria estar na lista, porque foi feito por uma empresa multinacional que fatura milhares de milhões de dólares por ano.
Dave the Diver é fabricado por uma subsidiária da Nexon, uma empresa bilionária.
“Jogo estilizado não AAA” seria uma categoria mais precisa, mas não é tão legal quanto Indie, então quem se importa com a verdade, certo? pic.twitter.com/wzN1E3zCM5
-Keano Raubun (@xArcky) 13 de novembro de 2023
O desenvolvedor veterano Keano Raubun, ex-Nixxes, foi particularmente vocal sobre o assunto, escrevendo no X: “Dave the Diver foi feito por uma subsidiária da Nexon, uma empresa de bilhões de dólares. “Jogo não AAA estilizado” teria sido mais preciso como categoria, mas não é tão legal quanto indie, então quem se importa com a verdade? Estou certo?”
Muitas pessoas já estão dizendo isso, mas eu realmente acho que vale a pena enfatizar, DAVE THE DIVER NÃO É UM JOGO INDIE. O jogo é publicado pela Nexon e o próprio estúdio especificou que não é independente. Realmente espero que vejamos um ajuste aqui. https://t.co/5FfCMDvitY
– Penny Olivia Parker (@SnapsCube) 13 de novembro de 2023
Por exemplo, tecnicamente um jogo como Baldur’s Gate 3 é mais indie do que Dave the Diver, sendo autofinanciado. Ninguém vai reclamar da sua exclusão da categoria indie do ano, considerando que concorre a oito prêmios, incluindo GOTY, mas é isso.
É preciso dizer que os demais jogos citados também são financiados pelas respectivas editoras, mas pelo menos os autores não foram adquiridos por elas. Em teoria, porém, o único jogo verdadeiramente indie da lista seria Mar de Estrelas.