Candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Luiz Datena divulgou uma nota nesta segunda-feira, 16, na qual defende a agressão que cometeu contra Pablo Marçal (PRTB). O apresentador arremessou um cadeira na direção do seu adversário político durante debate na TV Cultura, no domingo 15.
Datena afirmou que Marçal precisava ser “contido com atos”. Disse ainda que, apesar de não apoiar o uso da violência, espera ter “lavado a alma de milhões”.
“Não defendo o uso da violência para resolver um conflito”, afirmou o candidato. “Essa é a regra e sempre a respeitei nos meus 67 anos de vida. Até ontem, 15. Porque torna-se difícil obedecê-la quando os limites de civilidade são rompidos e corrompidos por um oponente”.
Ele também argumentou que Marçal “demonstrou, em todas as situações a que teve oportunidade, sua falta de caráter” e que ele “é uma ameaça à cidade de São Paulo”.
“Será detido no voto, mas, a despeito disso, precisava também ser contido com atos, e foi o que eu fiz”, sustentou. “Espero, também, ter lavado a alma de milhões de pessoas que não aguentavam mais ver a cidade tratada com tanto desprezo e desamor por alguém que se propõe a governá-la, mas que quer mesmo é saqueá-la, de braços dados com o crime organizado.”
Datena foi expulso do debate; Pablo Marçal seguiu para o hospital
Enquanto José Luiz Datena foi expulso do debate, Marçal seguiu para o Hospital Sírio-Libanês. A unidade médica informou em boletim que o candidato à Prefeitura de São Paulo sofreu traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, mas sem maiores complicações associadas.
Ele passou por avaliação das equipes de clínica médica e de ortopedia e recebeu alta hospitalar na manhã de hoje.
O advogado de Pablo Marçal registrou contra Datena um boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria. A Secretaria da Segurança Pública confirmou que o caso foi registrado no 78º DP (Jardins).
O que diz o PSDB sobre seu candidato
José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB e candidato a vice-prefeito na chapa de Datena, afirmou à GloboNews que a candidatura do apresentador está firme, apesar do incidente. De acordo com Aníbal, o PSDB não tem a intenção de realizar nenhuma mudança.