A campanha pela Prefeitura de São Paulo vai contar com a presença de marqueteiros com passagens por campanhas nacionais e que protagonizam uma dança das cadeiras no espectro político.
As três principais pré-candidaturas já contam com a retaguarda de profissionais de comunicação que atuam como “conselheiros” contratados pelos partidos com recursos do fundo partidário.
O pré-candidato do PSOL adota em 2024 uma estratégia mais pragmática do em 2020, quando enfrentou Bruno Covas (PSDB) no segundo turno. Apesar da resistência de setores do PSOL, Boulos trouxe o marqueteiro Lula Guimarães para comandar sua comunicação.
Em 2016, Guimarães comandou a campanha vitoriosa de João Doria (PSDB) à prefeitura da capital. Antes disso, Lula Guimarães comandou a campanha presidencial de Marina Silva em 2014. Em 2022, o marqueteiro fez a campanha de Soraya Thronicke, candidata do União Brasil.
O prefeito da capital trouxe para sua campanha o marqueteiro Duda Lima, que em 2022 fez a campanha na TV de Jair Bolsonaro (PL).
Lima atua no PL e é ligado ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto. O publicitário foi sondado também pelo time de Alexandre Ramagem (PL) para comandar a campanha do deputado à prefeitura da capital fluminense.
Em 2022, a atuação de Lima foi alvo de fogo amigo de bolsonaristas que foram contra a moderação do discurso no segundo turno.
A deputada federal chamou o marqueteiro argentino Pablo Nobel para comandar a comunicação da campanha. Em 2022, Nobel fez a campanha vitoriosa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo.
No ano passado, o publicitário atuou como conselheiro da campanha presidencial de Javier Milei à presidência. Pablo também fez as campanhas presidenciais dos peronistas Alberto Fernández, em 2019, de Daniel Scioli, em 2015, e de Aécio Neves (PSDB) em 2014.
Compartilhe: