A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou nesta segunda-feira, 15, um requerimento de informações para que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, explique a inclusão de um questionário sobre identidade política em um curso oficial da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No requerimento, Damares questiona a inclusão do questionário no curso de Direitos Humanos da PRF, o qual pergunta sobre identidade política e afinidade partidária dos seus integrantes. A corporação informou que as perguntas são facultativas e anônimas.
A senadora quer detalhes sobre o conteúdo do questionário da PRF, a razão de sua inclusão, o autor da pesquisa e os objetivos das perguntas. Damares também questionou as consequências para os policiais que optarem por não responder ao questionário e como os resultados serão utilizados.
Damares diz que questionário da PRF traz assuntos “sensíveis”
No documento enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a senadora Damares Alves argumentou que questões de identidade política e afinidade partidária são “de cunho personalíssimo e sensível”.
“A imposição de tais perguntas, mesmo sob o pretexto de serem para autorreflexão, pode criar um ambiente de constrangimento e receio entre os servidores”, afirmou a parlamentar.
Damares destacou que isso pode ocorrer, especialmente “na ausência de uma explicação clara sobre a utilização e armazenamento dessas informações.”
Por fim, a senadora disse que busca “garantir que práticas invasivas ou constrangedoras sejam justificadas ou reavaliadas para preservar a integridade das instituições policiais.”