domingo, novembro 24, 2024
InícioDestaqueDamares Alves cobra dados de reuniões secretas de Lula com STF

Damares Alves cobra dados de reuniões secretas de Lula com STF

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) cobrou informações sobre uma “reunião secreta” entre o presidente Lula e os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O encontro teve ainda a participação do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, e do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.

Nos requerimentos a serem direcionados ao ministro Ricardo Lewandowski, Damares interpelou se, durante as agendas realizadas em 14 e 16 de novembro, os participantes trataram de investigações contra Jair Bolsonaro. Dias depois o ex-presidente e mais 36 pessoas foram indiciadas pela PF, em virtude de uma suposta tentativa de golpe de Estado.

“A presença do PGR, que é o responsável em propor ações penais públicas e cíveis perante os tribunais superiores, e a de ministros do STF, responsáveis por julgar as ações propostas pelo PGR, cria uma série de dúvidas sobre a condição republicana do encontro”, argumentou Damares.

Perguntas feitas por Damares Alves

gilmar mendes lula
O presidente Lula (à esq) e o ministro do STF Alexandre de Moraes (à dir), durante entrega da Grã-Cruz, no Itamaraty – 21/11/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Damares enviou um roteiro de perguntas a Lewandowski. Veja alguns questionamentos:

  • A reunião foi agendada com antecedência? Se, sim, com quantos dias antes? Quem solicitou a reunião, o presidente da República ou um dos participantes? Qual foi o horário de início e término da reunião?
  • Qual foi a pauta da reunião? Qual o assunto tratado?
  • O assunto tratado seria alguma investigação envolvendo o expresidente Jair Bolsonaro? Se, sim, qual inquérito e por qual motivo a reunião ocorreu no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente da República? O presidente da República fez alguma interferência na investigação? O delegado Andrei foi prestar algum tipo de satisfação ao presidente da República? Qual é a base legal para tal ato, se positiva a resposta? Não consta, na agenda oficial do delegado, a sua participação na referida reunião. Por que não houve o registro?
  • Esse tipo de reunião, com vertente política, investigativa e persecutória de possíveis criminosos, realizada na residência do presidente da República, tem caráter republicano Segue os princípios constitucionais de um Estado republicano?
  • Havia algum assunto que demandasse a participação do presidente da República na investigação?
  • Que motivos levaram o PGR a participar de uma reunião reservada, a portas fechadas com o senhor presidente da República, com o delegado-geral da PF e de três ministros do STF? Qual foi o roteiro de discussões?

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui