sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaDados confidenciais da Boeing são vazados por grupo hacker

Dados confidenciais da Boeing são vazados por grupo hacker

Dados da Boeing, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, foram vazados nesta sexta-feira (10) pelo grupo criminoso LockBit. No início do mês, a empresa havia confirmado ter sido vítima de um ataque cibernético que teve como alvo “elementos de negócios de peças e distribuição”.

Leia mais

Boeing já havia confirmado ter sido vítima de ataque hacker

Os hackers já haviam informado que tinham conseguido acesso a dados confidenciais da empresa e que vazariam essas informações caso a Boeing não pagasse um resgate até 2 de novembro. Os arquivos divulgados datam principalmente do final de outubro.

Ligada à Rússia, o grupo LockBit já invadiu 1.800 sistemas em todo o mundo desde o final de 2019, de acordo com um recente comunicado do governo dos Estados Unidos. Eles costumam agir a partir de ataques de ransomware e cobram pelo resgate dos dados roubados.

A Boeing garantiu que o ataque hacker não representa uma ameaça à segurança dos voos. E disse que continua investigando o caso internamente e também auxiliando a polícia dos Estados Unidos.

Estamos cientes de que, em conexão com este incidente, um agente criminoso de ransomware divulgou informações que alega ter retirado de nossos sistemas. Continuamos a investigar o incidente e permaneceremos em contato com as autoridades policiais, regulatórias e partes potencialmente afetadas, conforme apropriado.

Boeing, em comunicado

As informações são da Reuters.

Imagem: Michael Vi/Shutterstock

Outros ataques da Lockbit

  • No ano passado, a Jeppesen, subsidiária da Boeing que oferece informações de navegação, ferramentas de planejamento de operações e produtos de planejamento de voo, foi alvo de um ataque cibernético.
  • Naquela oportunidade, houve interrupção no planejamento de voo.
  • Já nesta quinta-feira (09), o braço do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) dos EUA foi alvo de um ataque de ransomware que interrompeu as negociações no mercado do Tesouro do país.
  • Especialistas acreditam que a Lockbit também está por trás da invasão.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui