Após a Apple atualizar as diretrizes da App Store, muitos emuladores de videogame apareceram na loja. Um deles é o Folium, o primeiro a rodar jogos de Nintendo 3DS no iPhone. O aplicativo, que emula Nintendo DS e Game Boy Advanced, tem potencial para ser divertido – mas traz algumas ressalvas.
Em suma, as ressalvas são: uma particularidade do iOS prejudica a emulação, o emulador “roda liso” apenas nos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max e o aplicativo não é gratuito nem traz jogos pré-instalados.
Nintendo 3DS no iPhone pode ser divertido, mas tenha isso em mente…
Aplicativos de terceiros não possuem suporte para compilação JIT (Just-In-Time) no iOS, sistema operacional do iPhone. Isso prejudica um pouco o desempenho da emulação do Folium, principalmente em iPhones antigos. Já nos modelos iPhone 15 Pro e no Pro Max, jogar Nintendo 3DS deve ser mais fluído.
Outro ponto importante: o emulador custa R$ 24,90 e precisa que o iPhone tenha, no mínimo, o iOS 15 instalado. Além disso, o aplicativo não tem versão para iPad nem Apple TV. E o usuário deve baixar os jogos (ROMs) por conta própria.
A boa notícia é que o Folium funciona com controles de outros consoles – por exemplo: Nintendo Switch Joy-Con e Switch Pro Controller; controles de PS4 e PS5; e controles de Xbox.
Também existe emulador de PS1 para iPhone
Além de jogos de Nintendo 3DS, dá para jogar games de PlayStation 1 no iPhone, também por meio de um emulador. O aplicativo se chama Gamma e conta com vários recursos para quem deseja relembrar os jogos do console da Sony.
O aplicativo usa sincronização do Google Drive e Dropbox para fazer backup de arquivos de jogos e salvar progressos. Além disso, o Gamma puxar automaticamente a arte da capa do jogo.
No entanto, como é de praxe em emuladores, é preciso ter os jogos originais e convertê-los em ROMs, arquivo compatível para leitura no emulador.
Os usuários tiveram reações mistas sobre o emulador. É que alguns apontaram que a interface precisa melhorar e que usar controles de terceiros leva o aplicativo a travar.
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.