Um levantamento do Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias analisou diversos países para verificar a qualidade de suas costas e montar uma lista com as 10 melhores do mundo. Cinco praias do Brasil entraram para o ranking, com locais na Bahia e no Rio de Janeiro. A primeira posição ficou com Varadero (Meliá Antillas), de Cuba.
Pesquisadores avaliaram 123 praias, entre Argentina, Colômbia, Nova Zelândia, Espanha, Venezuela e mais, para ajudar turistas a compararem a qualidade de cada local. Outro objetivo do estudo também é auxiliar na melhoria das praias — a pesquisa, inclusive, pondera as regiões pelo tipo de uso: urbano, rural ou vila.
Para chegar ao resultado, pesquisadores analisaram conservação do patrimônio, das espécies, do habitat, além do nível de proteção para a estabilidade da costa e protegê-la de riscos. Os serviços e infraestruturas, como recreação e qualidade sanitária, também foram analisados.
“A modificação da estrutura da paisagem, a fragmentação do habitat, a impermeabilização dos sedimentos e a regeneração dos recursos renováveis são algumas das novas variáveis que devem ser consideradas na avaliação para que o lazer, o prazer e a recreação perdurem”, diz Ana Faggi, membro no conselho científico do estudo, na publicação.
Veja ranking com as 10 melhores praias do mundo
10. Praia Azeda, Búzios, Rio de Janeiro
Com 200 metros de extensão, a Praia Azeda se localiza em uma Área de Proteção Ambiental, criada por uma lei desde 1988, em Búzios.
Um dos destaques do local é a antiga mansão de estilo colonial, construída pela família Eugène Honold, que foi importante na história de Búzios.
O acesso à praia pode ser feito a pé ou por barco, sejam as embarcações privadas ou táxis marítimos.
9. Praia do Forno, Búzios, Rio de Janeiro
A Praia do Forno, em Búzios, é pequena, tem águas claras, frias e piscina natural. Além disso, é cercada por rochedos recobertos. Com extensão de 100 metros e ideal para mergulho, o local oferece barracas para consumo.
Um dos destaques é a areia rosada quando aquecida pelo sol. Isso ocorre devido à alta presença do mineral granada presente nas rochas que cercam a praia.
Com fácil acesso, o acesso ocorre por via pavimentada.
8. Perla Blanca, Cayo Santa María, Cuba
Com areia branca, uma extensão de quase 550 metros e água turquesa, a Playa Perla Blanca é tranquila e bem preservada. No raso, é possível praticar esportes aquáticos, como mergulho ou snorkel.
Corais e recifes cobrem o fundo do mar, oferecendo variedade de vida marinha, com peixes exóticos e coloridos – além de estrelas do mar.
A praia é de fácil acesso, sendo possível chegar até ela de carro.
7. La Estrella, Cayo Santa Maria, Cuba
A Playa La Estrella tem uma extensão de mais de 62 metros. Costuma ser usada para banho, caminhada, pesca e mais.
O local é movimentado devido aos moradores da cidade de Santiago de Cuba, onde está localizada, além de receber visitas de turistas nacionais e internacionais.
Próxima ao Castelo do Morro, um dos símbolos históricos de Cuba, a praia tem acesso rodoviário à praia.
6. Praia de Grumari, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O site Big 7 Travel, especializado em turismo e gastronomia, em 2021, já tinha colocado a Praia de Grumari entre as 50 melhores do mundo para visitar nas férias de verão.
Localizada a 40 quilômetros de Copacabana, no Rio de Janeiro, fica numa área de preservação ambiental e o acesso via carro é limitado.
Com aproximadamente 2,5 km de extensão de faixa de areia, Grumari é cercada por diversos costões, morros e vegetação de restinga.
5. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador, Bahia
Com cerca de 500 metros de comprimento e uma faixa de areia larga (aproximadamente, 50 metros), a praia de Nossa Senhora de Guadalupe abriga as águas mornas da Baía de Todos os Santos — são quase 28ºC praticamente o ano inteiro.
Para quem gosta do entro do encontro entre praia e o verde das plantas, o local é cercado pela Mata Atlântica. Há dois promontórios rochosos ao redor.
4. Varadero (Hotel Internacional), Varadero, Cuba
A praia Varadero, localizada em um hotel internacional, tem uma faixa de praia com área solarenga de 30 metros, sistema de dunas que atinge dois níveis de até 1,50 metros de altura, que forma uma barreira protetora.
Rica em vegetação e com areia fina, o acesso à praia é feito por passadiços de madeira. Além disso, possui barraca de praia e ponto náutico.
3. Varadero Histórico, Varadero, Cuba
A praia fica na cidade de Varadero. Com programa integrado de gestão e certificação da região, em vigor há mais de 30 anos, a praia de 30 quilômetros de extensão é muito movimentada devido a vários tipos de serviços que oferece.
Além da qualidade da água (cristalina) ser elevada, também conta com vegetação exótica, areia rosada e branca.
2. Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro
Conhecida por abrigar famosas competições de surf e outros esportes aquáticos, a Praia de Itaúna é uma das mais famosas de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Com variedade de vida marinha e areia fina, a tonalidade da água é azul-esverdeado. A cerca de 2,5 km do centro de Saquarema, também é usada para pesca.
A estrutura local oferece quiosques, banheiros, chuveiros, estacionamento e bicicletário. Ainda há banho assistido para pessoas com deficiência.
1. Varadero (Meliá Antillas), Varadero, Cuba
Em uma longa e estreita península, rodeada pelo mar de água azul e cristalina, encontra-se a praia turística Varadero, em frente ao hotel Meliá Las Antillas. Ali, tanques de guerras e destroços de navios estão submersos — vale o mergulho.
Com cerca de 500 metros de comprimento e água azul cristalina, tem areia branca e fina. Além disso, a conservação e recuperação das dunas e vegetação local é um dos destaques da praia, que foi coroada como a melhor do mundo.
Compartilhe: