A Tesla informou que vai lançar o Full Self-Driving (FSD) – espécie de piloto automático – para Cybertruck ainda em setembro. A empresa também divulgou que vai: 1) disponibilizar uma atualização robusta do recurso em outubro; e 2) lançá-lo em mercados internacionais no primeiro trimestre de 2025.
A empresa de Elon Musk publicou no X (antigo Twitter) o roteiro atualizado do que vem por aí em relação ao FSD. Como a rede social está suspensa no Brasil, o Olhar Digital se baseou no relatado pelo site The Verge sobre o conteúdo da postagem.
Cybertruck da Tesla vai conseguir estacionar sozinho em breve
A chegada do Full Self-Driving da Tesla ao Cybertruck vai começar pelo Autopark – “estacionamento automático”, em tradução livre. Isso significa que, em breve, Cybertrucks poderão estacionar automaticamente em vagas tanto em estacionamentos quanto nas ruas.
A Tesla também lançou nesta semana a atualização de condução autônoma em estacionamentos chamada Actually Smart Summon (ASS).
Além disso, a empresa informou que lançará atualizações sobre rastreamento ocular com óculos de sol ainda este mês. E adicionará habilidades de estacionamento, retirada do estacionamento e marcha ré ao FSD em outubro.
A ideia da atualização “supervisionada” do FSD v12 da Tesla é provar que a abordagem da empresa baseada apenas em câmeras pode ser bem-sucedida. Agora, a Tesla já fala sobre a v13, que será lançada em outubro e promete “seis vezes mais quilômetros entre intervenções necessárias”.
Piloto automático da Tesla em mercados internacionais
O roteiro atualizado do FSD também mostra que o recurso está próximo de chegar à Europa e China. Essa perspectiva já começou a impulsionar ações da Tesla, segundo a agência de notícias Reuters.
No caso da União Europeia, a empresa de Elon Musk tem enfrentado dificuldades porque montadoras precisam obter aprovação prévia dos reguladores de segurança antes de lançar tecnologias automotivas.
A empresa deve demonstrar aos reguladores da UE que o FSD é, no mínimo, tão seguro quanto motoristas humanos. Projeções da empresa apontam que essa paridade pode ter sido alcançada. Mas FSD e Autopilot têm sido ligados a centenas de acidentes e dezenas de mortes nos EUA.
Já na China, a Tesla iniciou o processo de registro do FSD junto aos reguladores chineses no início de 2024 para que pudesse começar os testes internos. A Tesla disponibilizou uma versão menos avançada do FSD para clientes na China – onde a concorrência está se acirrando, diga-se.