A picape Cybertruck, da Tesla, foi alvo de inúmeras polêmicas e atrasos desde que foi anunciada, em 2019, mas, finalmente, chegou às mãos dos motoristas no final do ano passado. O modelo está disponível nos Estados Unidos e, para chegar a outros países, precisa ser importada. No entanto, uma unidade da picape elétrica está “à venda” no Brasil com um método alternativo (e ilegal).
O funkeiro e influenciador digital Danielzinho Grau está rifando a picape elétrica por R$ 0,99. O vencedor pode escolher entre a Cybertruck ou R$ 1 milhão em dinheiro.
Picape elétrica da Tesla está sendo rifada ilegalmente no Brasil
O influenciador Danielzinho Grau é conhecido nas redes sociais por promover rifas de itens de luxo, como carros esportivos e barcos. De acordo com a colunista Paula Gama, do UOL, os números são vendidos a preços simbólicos, o que atrai o público (e traz lucro para os organizadores).
A prática se popularizou entre celebridades da internet. Danielzinho, por exemplo, tem dois milhões de seguidores no Instagram.
A atividade, no entanto, é ilegal. As rifas não têm registro nos órgãos competentes e não seguem as devidas regulamentações, como pagamento de taxas e apresentação de documentação. O Ministério da Fazenda indica que a única forma de sorteio com venda de bilhetes permitida no Brasil é por parte de entidades beneficentes. O restante precisa de regulamentação.
No caso do sorteiro da Tesla Cybertruck, os compradores e o vencedor não têm respaldo legal. A principal preocupação, porém, é quanto à lavagem de dinheiro da atividade.
Como é a Cybertruck rifada
- Nos Estados Unidos, a Tesla Cybertruck é vendida em três versões: uma básica, com motor traseiro, uma intermediária, com dois motores, e uma avançada, chamada Cyberbeast, com três motores;
- Dependendo da versão, as potências variam entre 319 e 857 cv;
- A versão rifada no Brasil é a Tesla Cybertruck Foundation, edição limitada com detalhes exclusivos, como a inscrição “Foundation” nos para-lamas e no painel interno;
- O carro tem autonomia de 515 km e vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos;
A Tesla Cybertruck Foundation rifada pelo influenciador não é a única no País. Em maio, um comprador importou um modelo igual para Balneário Camboriú. Saiba mais aqui.