O Brasil está prestes a ter uma montadora nacional, mas, desta vez, com foco em veículos mais sustentáveis. Fundada em 2022 e ainda no processo de implantação de uma fábrica no Espírito Santo, a Lecar divulgou, ao g1, imagens inéditas da primeira picape híbrida da empresa.
As características da Cyber Campo devem ser semelhantes às do Lecar 459, primeiro veículo híbrido nacional já em pré-venda que teve imagens do interior reveladas recentemente, como informou o Olhar Digital.
O motor é 1.0 turbo, com potência combinada de 163 cv e torque combinado de 26 kgfm. As primeiras unidades do 459 devem ser entregues a partir de agosto de 2026 com valor promocional de R$ 147,9 mil. Para a picape, ainda não há previsão de produção.
“A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível. Farol, lanternas, volante, painel e banco. A ideia é ter carro confortável tanto para o trabalho, quanto para o passeio ao final de semana”, disse Flávio Figueiredo Assis, CEO e proprietário da marca, em entrevista ao g1.
Com a China como grande concorrente no setor de elétricos e híbridos, a Lecar planeja produzir as primeiras unidades do 459 em território chinês para, então, passar a ter fabricação nacional no futuro. A lista de espera já conta com mil nomes, segundo o dono da marca.
Picape Lecar: made in Brazil
O nome Cyber Campo faz alusão à picape da Tesla, a Cybertruck, do empresário Elon Musk, a quem Assis toma como referência para mergulhar no setor automotivo e de inovação.
O design, no entanto, lembra as dimensões compactas da Fiat Strada e Toro. O empresário diz que o modelo não pretende competir com a Ford Maverick — primeira picape híbrida à venda no Brasil —, ou com a BYD Shark, a primeira híbrida plug-in.
“O carro é de acesso, de baixíssima manutenção e com 83% de peças produzidas em nosso País. Isso ajuda na reposição e no custo inferior de logística, facilitando o pós-venda”, disse o empresário.