Uma das principais opositoras políticas de Nicolás Maduro, María Corina Machado acusou a liderança militar do ditador venezuelano de divulgar uma imagem dela manipulada. A foto foi publicada pelo comandante das Forças Armadas, general Domingo Hernández Lárez.
María criticou a cúpula militar do país pela disseminação de informações falsas. A imagem sugere que ela teria um plano para desmantelar as Forças Armadas e outras instituições de segurança na Venezuela.
Imagem manipulada gera polêmica
Na publicação, María aparece em uma sala de aula diante de uma lousa que, na imagem com edição, exibe um suposto plano. A ideia montada seria para dissolver as Forças Armadas, a direção de Contrainteligência Militar e a Polícia Científica Criminalística venezuelana. No vídeo original, a lousa estava completamente em branco.
Reação de María

A líder opositora afirmou que é “gravíssimo” que oficiais de alta patente militar divulguem informações falsas sobre sua posição em relação às Forças Armadas.
Ela ressaltou que, caso a oposição seja eleita, os cidadãos do país “sentirão orgulho e confiança nas Forças Armadas, que estarão bem formadas, remuneradas e equipadas”.
O episódio ocorre a pouco mais de um mês das eleições presidenciais, marcadas para esta sexta-feira, 28. María Corina Machado apoia o candidato opositor Edmundo González, que compõe a chapa considerada mais competitiva contra Maduro.