Pouco mais de três meses após ter deixado o clube, Fernando Diniz vai reencontrar o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. De quebra, o Cruzeiro tem o novo técnico como trunfo para melhorar os seus números dentro de um dos principais palcos do futebol mundial. O duelo será na quinta-feira (3), às 21h30 (de Brasília).
Desde a reinauguração do Maracanã, o Cruzeiro já atuou 21 vezes no estádio, com apenas uma vitória, seis empates e 14 derrotas. O aproveitamento é de 14,28%.
O único triunfo do Cruzeiro no novo Maracanã foi em 2018, contra o Flamengo, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Na ocasião, Arrascaeta e Thiago Neves balançaram as redes para o time celeste.
Já com relação ao antigo Maracanã, o Cruzeiro disputou 75 partidas, com 19 vitórias, 28 empates e 28 derrotas. O índice foi de 37,77%.
Com um jeito singular de armar suas equipes, Diniz esteve à beira do campo pelo Fluminense em 188 jogos, com 91 vitórias, 41 empates e 56 derrotas, um rendimento de 55,67%.
Ao longo de duas passagens, com maior destaque para a última, o ex-treinador da Seleção Brasileira conquistou os principais títulos da carreira pelo Fluminense: a Copa Libertadores e a Recopa Sul-Americana, em 2023.
No ano passado, pela 5ª rodada do Brasileirão, o time de Diniz foi ao Mineirão, em Belo Horizonte, e derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, com gols de Ganso e Germán Cano.
Já pela 24ª rodada, o Fluminense venceu no Maracanã por 1 a 0, com gol de falta do meia Léo Fernández.
Em 2024, o cenário se inverteu. Em confronto pela 10ª rodada, o Cruzeiro venceu o Fluminense de Diniz por 2 a 0, no Mineirão, com dois gols de William. A partida, inclusive, foi a penúltima do técnico pelo clube. Na rodada seguinte, após derrota no clássico para o Flamengo, Fernando foi demitido pela diretoria carioca.
Com a inclusão de jogos pela Taça Brasil e pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Cruzeiro e Fluminense já se enfrentaram 69 vezes em campeonatos nacionais. Os mineiros venceram 25, enquanto os cariocas triunfaram em 26 oportunidades. Houve, ainda, 18 empates.