Para manter a chance de classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro recebe o Unión La Calera, do Chile, na noite desta quinta-feira (16), às 21h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. O cenário ideal para o time celeste envolve vitória sobre os chilenos e um tropeço da Universidad Católica, do Equador, diante do Alianza, da Colômbia.
Após quatro rodadas, o Cruzeiro é o vice-líder da chave, com 6 pontos. Já o Unión La Calera é o terceiro do grupo, com 4 pontos. A Universidad Católica, lidera a fase com 10 pontos. Lanterna do grupo, o Alianza tem 1 ponto. O jogo entre Católica e Alianza será às 23h desta quinta-feira.
Segundo o último balanço divulgado pelo clube, mais de 15 mil torcedores do Cruzeiro compraram ingressos para a partida. Vale ressaltar, ainda, que o Mineirão não receberá a partida pois, no sábado (17), às 21h (de Brasília), haverá um show internacional no estádio.
Para o duelo, o técnico Fernando Seabra deve repetir o time que derrotou o Atlético-GO, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no último domingo (12). Com essa formação, inclusive, a equipe celeste também goleou o Alianza, na Colômbia, pela 4ª rodada da Sul-Americana.
Diante do Unión La Calera, o Cruzeiro pode ampliar um retrospecto amplamente favorável contra chilenos. Como mandante, os mineiros já entraram em campo 14 vezes contra equipes do país, com 11 vitórias e três empates.
A última vez que o Cruzeiro recebeu um time chileno foi na goleada sobre a Universidad de Chile, pela Copa Libertadores de 2018. Naquela ocasião, o Cruzeiro goleou por 7 a 0, no Mineirão, com direito a dois gols de Sassá, dois de Thiago Neves, um de Rafinha, um de Arrascaeta e outro de Rafael Sobis.
Ao derrotar o Atlético-GO fora de casa, o Cruzeiro atingiu um feito inédito na temporada. Foi a primeira vez que os comandados de Seabra emplacaram três vitórias consecutivas. Caso conquiste o quarto triunfo seguido, o Cruzeiro repetirá uma marca de maio de 2023.
Na história, o La Calera só perdeu dois confrontos contra brasileiros na Sul-Americana. Em nove partidas, os chilenos conseguiram uma vitória e outros seis empates, sendo um deles contra o próprio Cruzeiro nesta edição do torneio.
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Barreal; Arthur Gomes e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra.
Unión La Calera: Matías Ibáñez; Ferrario, Parnisari, Rebolledo e Esteban Matus; Axel Encinas, César Pérez, Luciano Aued e Matías Cavalleri; Emanuel Gigliotti e Franco Soldano. Técnico: Manuel Fernández.
- Data e horário: 16 de maio de 2024 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
- Árbitro: Ivo Méndez (BOL)
- Árbitro de vídeo (VAR): Jorge Baliño (ARG)
- Transmissão: Paramount+