domingo, junho 23, 2024
InícioGeralCruzeiro do Sul (RS) tem cenário de guerra depois de inundação

Cruzeiro do Sul (RS) tem cenário de guerra depois de inundação

O município de Cruzeiro do Sul, no interior gaúcho, lida com situação que parece de local devastado por guerra. Vídeo e fotos de Oeste mostram escombros espalhados por diferentes pontos da cidade, que foi uma das afetadas pelas inundações e fortes chuvas que se espalharam pelo Rio Grande do Sul em maio.

Cenário do município de Cruzeiro do Sul (RS) depois de água de inundação baixar
Escombros tomam conta de Cruzeiro do Sul (RS) | Foto: Tauany Cattan/Revista Oeste

Localizado no noroeste gaúcho, Cruzeiro do Sul tem 4,5 mil habitantes, conforme o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o balanço desta sexta-feira, 14, da Defesa Civil do Estado, as fortes chuvas e as inundações foram responsáveis por 176 mortes. Além disso, a Confederação Nacional dos Municípios estima que a tragédia climática provocou prejuízos de cerca de R$ 12 bilhões.

Vista panorâmica de parte do município de Cruzeiro do Sul (RS) depois de chuvas e inundações
Vista panorâmica de parte do município de Cruzeiro do Sul (RS) depois de chuvas e inundações | Foto: Tauany Cattan/Revista Oeste

Afetado recentemente por fortes chuvas, o Rio Grande do Sul enfrenta alertas de novas instabilidades neste fim de semana. Nesse sentido, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de tempestades para o Estado. Em parte do território gaúcho, os acumulados de água podem chegar a 100 milímetros no decorrer deste sábado, 15.

Cruzeiro do Sul é reflexo de todo o RS

A cidade foi afetada novamente pelas enchentes. O município possui 41.705 habitantes | Foto: Divulgação/Prefeitura de Charqueadas
A cidade de Charqueadas foi afetada novamente pelas enchentes. O município possui 41.705 habitantes | Foto: Divulgação/Prefeitura de Charqueadas

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, a Defesa Civil gaúcha mostra que Cruzeiro do Sul está longe de ser a única cidade afetada pela recente tragédia climática. Conforme o órgão, o problema atingiu 478 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Até o fim da tarde de sexta-feira, 10,7 mil pessoas do Estado seguiam em abrigos. Já o número de desalojados permanecia, a saber, em 422 mil.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui