sábado, outubro 5, 2024
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Cruzeiro completa 103 anos e tem metas importantes para 2024; veja números

O Cruzeiro completa 103 anos nesta terça-feira (2) e inicia o terceiro ano de controle da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A diretoria trabalha no processo de reconstrução do clube dentro e fora de campo, elevando a expectativa do torcedor para esta temporada.

Dentro das quatro linhas, o Cruzeiro se manteve na Série A do Campeonato Brasileiro, após finalizar a competição do ano passado na 14ª colocação (47 pontos). Essa condição garantiu o retorno da equipe celeste a um torneio internacional após quatro anos. Em 2024, o calendário azul contemplará a disputa da Copa Sul-Americana, o que elevará os ganhos financeiros do clube nesta temporada.

A última vez do Cruzeiro em um torneio internacional havia sido em 2019, na Copa Libertadores, quando o clube foi eliminado pelo River Plate-ARG nas oitavas de final.

A permanência na Série A e a vaga na Sul-Americana são importantes tanto desportiva quanto economicamente. Sendo assim, os dirigentes mostram com as buscas no mercado da bola que o clube aumentou o investimento na montagem do elenco. O técnico já foi contratado, o argentino Nicolás Larcamón.

Com a chegada do novo comandante, acelerou-se o processo de contratações. Dois nomes devem ser anunciados em breve: o volante Lucas Romero e o atacante Juan Dinenno.

Romero é velho conhecido e um dos xodós da torcida cruzeirense. Ele estava no mesmo clube de Larcamón, no México, o Léon-MEX. Dinenno chamou a atenção pelo desempenho ofensivo no Pumas, outra equipe mexicana, e foi indicado pelo novo treinador.

Ídolo e um dos dez maiores artilheiros da história do clube mexicano, Juan Dinenno anotou 60 gols em 147 partidas pelo Pumas. Em 2023, foram seis gols marcados em 23 duelos.

Setor que pouco funcionou em 2023, o ataque do Cruzeiro recebe atenção especial da diretoria do Cruzeiro nesta janela de transferências. O clube já confirmou as chegadas de Gabriel Veron, de 21 anos, emprestado pelo Porto-POR, e Rafa Silva, outro campeão da Série B de 2022. Ele teve o contrato encerrado com o Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul.

A zaga foi outro setor que já teve um reforço anunciado pela diretoria. Zé Ivaldo, de 26 anos, campeão da Série B de 2022, volta a defender a camisa azul este ano.

Além de reforçar o elenco, a diretoria tem outras missões importantes para 2024. Como, por exemplo, reforçar o plano de sócios-torcedores. Quando assumiu o comando da SAF do clube, Ronaldo estipulou a marca de cem mil sócios no programa “5 Estrelas”. Apesar da intenção, o projeto perdeu inscritos em vez de alavancar.

Atualmente, o Sócio 5 Estrelas tem menos de 46 mil inscritos. Com o Fenômeno à frente do clube, em 2022, o plano chegou a ultrapassar a marca de 70 mil adeptos.

Em 2024, o Cruzeiro estipula faturar até R$ 52 milhões com o programa “Sócio 5 Estrelas”.

Em campo, o Cruzeiro tentará retomar, inicialmente, o protagonismo estadual. O clube não conquista o Campeonato Mineiro desde 2019. Conquistar o torneio local é uma das metas estabelecidas pela diretoria.

A meta do Cruzeiro, segundo planejamento da diretoria, é terminar o Campeonato Brasileiro 2024 pelo menos na oitava colocação.

Depois de ter disputado às oitavas de final da Copa do Brasil em 2023 (classificado a essa fase de forma direta pelo título da Série B de 2022), sendo eliminado pelo Grêmio, o Cruzeiro planeja chegar às quartas de final na edição deste ano como meta mínima.

Se alcançar esse objetivo, o clube alcançará algo em torno de R$ 12,8 milhões em premiação.

A Copa Libertadores da América também é uma obsessão do Cruzeiro neste ano. Depois te ter se classificado Copa Sul-Americana, a meta de 2024 é, quem sabe, garantir o retorno do Cruzeiro ao maior torneio da América do Sul.

O Cruzeiro voltará, após quatro anos, a receber o dinheiro da cota de TV. O clube ficou sem essa receita por ter feito adiantamentos em 2019, sob o comando do então presidente Wagner Pires de Sá e do diretor de futebol Itair Machado.

A intenção do Cruzeiro, segundo planejamento da SAF, é alcançar algo em torno de R$ 127 milhões com as cotas televisivas.

No que diz respeito à venda de atletas, o clube estipula arrecadar neste ano cerca de R$ 42,3 milhões. Em relação aos patrocínios, o valor está na casa de R$ 34,4 milhões.

Tudo o que a SAF arrecadar no Brasil, parte deverá ser repassada à associação. Esse montante é de 20% das receitas anuais. Esse valor será destinado para o pagamento das dívidas.

Via CNN

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