Os veículos autônomos da Cruise estão oficialmente de volta às ruas dos Estados Unidos. É a primeira vez que a empresa volta a rodar com seus robotáxis autônomos desde o incidente que feriu um pedestre nas ruas de São Francisco, Califórnia, no ano passado.
Robotáxis de volta em Phoenix, no Arizona
- Os robotáxis vão operar em Phoenix, no Arizona, cidade que tem sido o maior foco dos carros autônomos nos EUA.
- A porta-voz da Cruise, Tiffany Testo, disse que a empresa está implantando apenas dois veículos autônomos, e que terá motoristas de segurança ao volante.
- Outros oito veículos de condução manual também estarão rodando na cidade.
- Mais cidades do Arizona serão gradualmente incluídas na área de atuação dos carros autônomos (Scottsdale, Paradise Valley, Tempe, Mesa, Gilbert e Chandler).
- As informações são do The Verge.
A volta da Cruise para as ruas é marcante para a empresa após a crise enfrentada após o acidente em São Francisco. Era esperado que as operações não voltassem tão cedo após a demissão de 900 funcionários e a renúncia de fundadores.
O que aconteceu com a Cruise?
Em outubro do ano passado, um robotáxi da Cruise atropelou e arrastou por cerca de 6,1 metros um pedestre em São Francisco. O carro autônomo da empresa não parou a tempo e a vítima havia acabado de sofrer outro atropelamento. O incidente levou o estado da Califórnia a suspender as operações de robotáxis da Cruise, sob alegação de riscos reais para a segurança pública.
No último mês, a empresa anunciou testes com veículos dirigidos manualmente, focados no mapeamento e coleta de informações rodoviárias. A ideia da Cruise é retomar as operações lentamente, melhorando a segurança e confiabilidade dos carros autônomos.