domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticacríticas a bilionários e promessas sobre a Amazônia

críticas a bilionários e promessas sobre a Amazônia

Durante discurso na Suíça, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou bilionários, prometeu zerar desmatamento na Amazônia e acusou Israel de matar milhares de civis. O chefe do Executivo participou da 112ª Conferência Internacional do Trabalho, nesta quinta-feira, 13.

No início de sua fala, o presidente brasileiro citou o conflito na Ucrânia para criticar o gasto com guerras. Ele também aproveitou o discurso para acusar Israel de matar milhares de mulheres e crianças na Faixa de Gaza. O presidente usou dados do grupo terrorista Hamas para fazer a acusação.

“Em Gaza, há mais de 37 mil vítimas fatais”, disse Lula. “A maioria são mulheres e crianças. Esse conflito também acumula o triste recorde de mortes de trabalhadores humanitários.”

Ao comentar o desmatamento no Brasil, Lula ignorou os índices de queimadas nas florestas brasileiras. Como noticiou Oeste, o número de queimadas na Amazônia aumentou cerca de 14% durante os 15 primeiros meses da gestão petista, em comparação com o mesmo período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia também:

Ainda assim, o presidente brasileiro prometeu zerar o desmatamento no bioma até 2030. Lula aproveitou o discurso internacional para pedir dinheiro aos países desenvolvidos.

“Embaixo de cada árvore que a gente tem de preservar, tem um indígena, tem um pescador, tem um seringueiro, tem um extrativista e tem uma pessoa precisando de salário”, afirmou Lula. “Por isso, os países ricos precisam pagar a conta para que os países pobres possam sobreviver, cuidando da Amazônia, que eles não cuidaram como deveriam cuidar.”

Lula critica bilionários e defende taxação dos super-ricos

O presidente também defendeu a taxação dos super-ricos e disse que, como presidente do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, está “impulsionando a proposta”. O chefe do Executivo criticou os bilionários e empresas privadas aeroespaciais.

“Alguns indivíduos possuem os seus próprios programas espaciais”, afirmou Lula. “Certamente tentando encontrar um planeta melhor do que a terra para não ficar no meio dos trabalhadores, que são responsáveis pelas riquezas deles.”

O evento é organizado em Genebra pela Organização Internacional do Trabalho — uma agência da Nações Unidas (ONU). Lula discursou na abertura do Fórum Inaugural da Coalizão Global pela Justiça Social.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui