A estreia de Portugal na Eurocopa 2024, nesta terça-feira (18) contra a República Tcheca, terá um gosto especial para Cristiano Ronaldo. O duelo acontece às 16h (de Brasília) em Leipzig.
O astro do futebol mundial completa 20 anos de Euro na edição deste ano. Em 2004, jogando em casa, Cristiano Ronaldo fez história levando Portugal até a final do torneio, que acabou sendo vencido pela Grécia. A derrota marcaria a carreira do Robozão, mas não abalou sua gana de conquistar um título inédito.
Doze anos depois, Cristiano Ronaldo se consagrava como o maior da história de Portugal e se redimia do vice de 2004. Em 2016, ele comandou a equipe lusitana até a decisão e bateu a França para levantar o primeiro caneco da Euro na história do país.
Aos 39 anos, o maior artilheiro da história da competição, com 14 gols, pode estar fazendo sua última participação em Euro e tem mais uma escrita para quebrar: ele pode se tornar o jogador mais velho a fazer um gol, superando o austríaco Ivica Vastic, que balançou a rede em 2008, quando tinha 38 anos. No total, foram seis edições entre decepções, título, artilharia e recordes.
- 2008: Quartas de final (caiu para Alemanha)
- 2016: Campeão (bateu a França)
- 2020: Oitavas de final (caiu para Bélgica)
- 2008
Portugal 3 x 1 República Tcheca (fase de grupos) - 2016
Portugal 3 x 3 Hungria (fase de grupos) – dois gols
Portugal 2 x 0 País de Gales (semifinal) - 2020 (artilheiro da competição com cinco gols)
Portugal 3 x 0 Hungria (fase de grupos) – dois gols
Portugal 2 x 4 Alemanha (fase de grupos)
Portugal 2 x 2 França (fase de grupos) – dois gols
Portugueses,
Hoje começa mais um capítulo da nossa história. Lembro-me com carinho do meu primeiro dia com a seleção, uma jornada repleta de desafios e vitórias. Agora, tenho a honra de estar novamente ao lado de uma equipa de campeões, cheia de talento e determinação. Com a… pic.twitter.com/ITTwyDtfKe— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) June 18, 2024