O presidente nacional do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), divulgou nesta quinta-feira (29) um documento em que cancela a convenção responsável pela escolha dos novos integrantes da executiva nacional do partido.
O pleito tem provocado um racha na legenda, que tem o atual vice-presidente, Antônio Rueda, como principal opositor à chapa liderada por Bivar.
Apesar do imbróglio, alguns delegados da sigla garantem que as eleições vão ocorrer nesta quinta-feira (29).
Bivar tem usado o argumento de que o estatuto do partido foi modificado recentemente e não houve tempo hábil para divulgar as alterações. Com isso, ele pretende realizar uma reunião no fim de março para só depois agendar a escolha da nova executiva.
Disputa
Um dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores e atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.
Nas últimas semanas, Luciano Bivar começou a articular chapas alternativas com o objetivo de continuar à frente da legenda.
O grupo foi registrado com participação do deputado federal Marcelo Freitas (MG) e do ex-deputado Wagner Gomes (CE). Bivar, no entanto, tem apoio interno bastante reduzido.
Por outro lado, a chapa de Antônio Rueda conta com o apoio dos líderes da legenda no Congresso, o senador Efraim Filho (PB) e o deputado Elmar Nascimento (BA), além dos governadores Wilson Lima (Amazonas), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Ronaldo Caiado (Goiás).
Compartilhe: