A Volkswagen sempre foi um orgulho para a Alemanha. Mas a crise enfrentada pela montadora pode estar fazendo este sentimento mudar. Ainda mais na cidade de Wolfsburg, no norte do território alemão, que abriga uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.
- Construída na primeira metade do século XX, Wolfsburg é uma das poucas cidades alemãs planejadas.
- Ela foi criada durante o regime nazista de Adolf Hitler, em 1º de julho de 1938, para abrigar os trabalhadores que produziam o chamado KdF-Wagen, o protótipo do Fusca.
- Dessa forma, a cidade acabou se desenvolvendo em função da fábrica de automóveis da Volkswagen.
- Agora, com a crise profunda enfrentada pela empresa, muitos temem pelo futuro de Wolfsburg.
- Isso porque das 120 mil pessoas que vivem na cidade, mais da metade trabalham para a VW.
- O principal temor é que o mau momento da companhia traga fortes impactos para a população, criado uma diminuição do poder econômico das pessoas e da própria cidade.
- As informações são da DW.
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Empresa está perdendo espaço para os concorrentes
No ano passado, a Volkswagen fabricou cerca de 9 milhões de veículos, bem menos do que os 14 milhões previstos na capacidade total da montadora. Isso já é um indício de que as coisas não vem bem.
Em comunicado recente, a VW afirmou que “o ambiente econômico tornou-se ainda mais difícil e novos players estão entrando na Europa”. A empresa se refere especialmente à BYD e outras marcas chinesas que oferecem produtos mais baratos.
Ao mesmo tempo, a alemã perdeu força em seu maior mercado, a China, com sua linha de modelos elétricos ficando muito atrás dos concorrentes. E ainda está enfrentando um aumento dos custos de logística, energia e mão-de-obra, com a margem da marca caindo para 2,3% durante o primeiro semestre deste ano, em comparação com 3,8% no ano anterior.
No total, a VW emprega cerca de 650 mil funcionários em todo o mundo, dos quais quase 300 mil estão na Alemanha. A última vez que a empresa fechou uma grande fábrica de automóveis foi há mais de 30 anos, então a sua única planta de montagem nos Estados Unidos.
Em agosto de 2024, no entanto, a gerência informou que medidas mais duras eram necessárias, incluindo, possivelmente, o fechamento de duas fábricas e cortes profundos de até 120 mil funcionários na Alemanha.