quinta-feira, março 6, 2025
InícioEconomiaCrise na TV por assinatura: setor registra pior desempenho desde 2009

Crise na TV por assinatura: setor registra pior desempenho desde 2009


O setor de TV por assinatura no Brasil fechou 2024 com 9,3 milhões de clientes, uma queda de 21% na comparação com o fim do ano anterior. Esse recuo, segundo o site Poder360, foi o maior da história, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Em 2014, no pico, havia 19,6 milhões de acessos de televisões a cabo. Contudo, quando se compara esse resultado aos números de hoje, observa-se principalmente uma queda de 52,7% na base de assinantes. Especialistas dizem que os avanços da internet e de serviços de streaming, como Netflix e Globoplay, influenciam na mudança na forma de consumo. 

Nova geração impõe resistência à TV por assinatura 

“As novas gerações não estão mais na frente da TV. As pessoas estão circulando. Elas estão na mobilidade total. Querem assistir o que quiserem, onde quiserem”, explica a professora Maria Letícia Renault, da Faculdade de Comunicação da UnB (Universidade de Brasília).

A professora acrescenta que muitos jovens não assistem à televisão no “modelo que se conheceu antes”, mas que isso “não significa” que eles não consumam esse conteúdo de outra forma, como em redes sociais e em sites das emissoras.

Os números indicam sobretudo uma mudança de comportamento de consumo em toda uma cadeia de mídia. Observa-se, por exemplo, que os cinco principais canais de TV de notícias do Brasil registraram em 2024 uma média de só 11.792 espectadores por dia. 

As maiores operadoras; confira

O mercado de TV por assinatura do Brasil concentra 96% das operações em cinco operadoras: 

  • Claro: 4.726.441 de assinantes (51,1% do mercado); 
  • Sky: 2.668.313 de assinantes (28,8% do mercado); 
  • Vivo: 785.191 assinantes (8,5% do mercado); 
  • Oi: 649.342 assinantes (7,0% do mercado); 
  • Ibipar: 55.351 (0,6% do mercado).

Dos 9,3 milhões de clientes, 4,6 milhões tinham acesso à TV via satélite, outros 3,5 milhões por cabo (coaxial, de cobre, ou metálico) e 1,1 milhão por fibra. 

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste

O post Crise na TV por assinatura: setor registra pior desempenho desde 2009 apareceu primeiro em Revista Oeste.


Via Revista Oeste
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui