O Criciúma fez valer o mando de campo e a força de sua torcida no Heriberto Hülse e venceu o Botafogo por 2 a 1, na abertura da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Barreto abriu o marcador para o Tigre e o zagueiro Lucas Halter deixou tudo igual para o Glorioso. Na etapa final, Arthur Caíke sacramentou a vitória da equipe catarinense.
Com os três pontos conquistados em casa, o Criciúma sobe para 13ª posição, com 12 pontos em nove jogos, e se afasta cada vez mais da zona do rebaixamento. Já o Botafogo se mantém com 20 pontos e cai para a terceira posição. A equipe estava há 9 jogos sem saber o que é derrota, cinco pelo Brasileirão.
Com a pressão de sua torcida logo no início, o Criciúma conseguiu a vantagem no placar aos 9 da primeira etapa com Barreto. O volante se antecipou à marcação e mandou um cabeceio certeiro após boa jogada e cruzamento de Ronald.
Responsável pelas principais jogadas do duelo, o Tigre ainda marcou o segundo com Matheusinho aos 33, mas viu o tento ser anulado pelo VAR. No lance, Barreto roubou a bola de Gregore com falta, segundo o árbitro de vídeo.
O Botafogo “repetiu” os donos da casa e também marcou seu gol aos 9 minutos com Lucas Halter. O zagueiro aproveitou escanteio cobrado por Óscar Romero para deixar tudo igual no placar.
O gol de empate animou o Glorioso, que buscou as jogadas mais perigosas, mas esbarrava na eficiência do setor defensivo do Tigre. Quando o jogo caminhava para o placar igual, Arthur Caíke sacramentou a vitória do Criciúma aos 38. Nos acréscimos, o Criciúma teve mais um gol anulado. O atacante Allano acertou um belo chute, comemorou com a torcida, mas o bandeira levantou o braço assinalando impedimento na jogada.
Apesar da vantagem no quesito posse de bola (56% a 44%), o Botafogo teve dificuldades para criar chances claras de gol, finalizando apenas 8 vezes à meta adversária contra 15 do Criciúma. O time da casa também se mostrou mais eficiente nas assistências (2 a 1) e nos cruzamentos certos (7 a 5).
O Botafogo volta à campo na próxima quarta-feira (26), às 19h, no Nilton Santos, onde recebe o Red Bull Bragantino. O Criciúma visita o São Paulo um dia depois, na quinta (27), no Morumbis, às 20h.