A demanda pelos serviços oferecidos no novo Espaço da Cidadania, localizado no Teresina Shopping, tem aumentado significativamente. Inaugurado em dezembro pelo governador Rafael Fonteles, o local tem atraído usuários da capital e do interior do estado. Pensando em oferecer um atendimento de qualidade e garantir o conforto dos cidadãos, o espaço conta com diversas soluções tecnológicas.
Nesta sexta-feira (10), o estudante Eric Gabriel Portelada de Oliveira, de 17 anos, morador do centro de Teresina, esteve no Espaço da Cidadania para dar entrada no seu alistamento militar. “O atendimento foi rápido e eficiente, esperei apenas 10 minutos e já saí com o documento. Agora, é só aguardar a seleção no dia 1º de agosto”, destacou o estudante, que estava acompanhado do pai, Francinaldo Alves de Abreu. “O atendimento foi ótimo e o ambiente, climatizado, é muito confortável”, complementou Francinaldo.
A estudante do Curso de Direito, Rosana Beatriz, também foi ao Espaço da Cidadania em busca do novo documento de identidade. Ela disse ter gostado bastante do atendimento e que vai receber o documento na próxima semana.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, ressaltou que os cidadãos sem acesso aos serviços digitais podem ser orientados no local. “A Etipi disponibilizou um totem com o principal aplicativo do governo digital, o Gov.pi Cidadão. Assim, o cidadão pode optar pelo autosserviço, resolvendo suas pendências de forma mais rápida, sem precisar aguardar na fila do guichê”, explicou Ellen.
O Espaço da Cidadania está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e oferece diversos serviços, como os do Detran-PI, Sine, Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Secretaria de Fazenda (Sefaz), Etipi, Junta Militar, Águas de Teresina, Equatorial, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Justo Acesso, Conselho Regional de Enfermagem (Coren), OAB-PI, Conselho Regional de Administração (CRA), Delegacia e Prefeitura de Teresina.
Além do Espaço da Cidadania no Teresina Shopping, a Secretaria de Administração (Sead) mantém 55 unidades em diversos municípios do Piauí. Em algumas cidades, as unidades funcionam em parceria com o Poder Judiciário por meio do programa Justo Acesso. Em Teresina, são quatro unidades: Grand Shopping Dirceu, Show Auto Mall, Polo Piauí Center e, mais recentemente, o Teresina Shopping.