A revista France Football entregou nesta segunda-feira, 28, a Bola de Ouro ao melhor jogador e à melhor jogadora de futebol do mundo em 2024. O evento ocorreu no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Na na lista dos favoritos, o atacante brasileiro do Real Madri Vinícius Júnior ficou, contudo, em segundo lugar. O título de melhor do mundo, entre os homens, foi para o meio-campista espanhol Rodri, do Manchester City. Veja lances do jogador abaixo:
O vencedor da Bola de Ouro 2024 🥇
🇪🇸 Rodri 🙌#UCL | #BallonDor pic.twitter.com/wA3t1EFe0B
— UEFA.com em português (@UEFAcom_pt) October 28, 2024
Espanhóis dominam Bola de Ouro
Entre as mulheres, o destaque foi a espanhola Aitana Bonmatí, assim como ocorreu em 2023. Para definir os vencedores, a revista convida, primeiramente, 100 jornalistas de todo o mundo para darem suas notas. Os critérios consideram, principalmente, aspectos técnicos e disciplinares.
O evento Bola de Ouro 2024 começou com a entrega do Troféu Kopa. Ele é reservado à revelação da temporada europeia. Quem levou o título foi Lamine Yamal, do Barcelona.
Barcelona e Real Madri vencem como clubes
A France Football também premiou os melhores clubes do mundo nas duas categorias. Entre as equipes femininas, o Barcelona, atual campeão europeu, ficou com o título. Entre os homens, a vitória foi do Real Madrid, que não enviou representantes à cerimônia.
Quem também boicotou a premiação foi o atacante francês Kylian Mbappé, jogador do Real Madri. Ele dividiu o prêmio de artilheiro da temporada com o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique.
Argentino é o melhor goleiro do mundo
Entre os goleiros, o vencedor do Troféu Yashin foi o argentino Emiliano Martínez, do Aston Vila, do campeonato inglês. Ele já havia vencido na última edição da Bola de Ouro.
“Dibu”, como é conhecido, sagrou-se bicampeão da Copa América com a Seleção Argentina em julho deste ano. Jennifer Hermoso, da seleção da Espanha, levou o Prêmio Sócrates. A categoria reconhece ações de solidariedade.
Hermoso denunciou Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, por agressão sexual depois de um beijo forçado na comemoração do título da Copa do Mundo Feminina, em 2023.
Campeão europeu e da liga espanhola com o Real Madrid, o técnico Carlo Ancelotti foi eleito o melhor do mundo. Contudo, assim como o restante da delegação madridista, o italiano não compareceu ao evento em Paris.