quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioPolíticaCPI da Braskem vive expectativa de começar no Senado; políticos de Alagoas...

CPI da Braskem vive expectativa de começar no Senado; políticos de Alagoas buscam Lula para ajuda a Maceió

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca investigar a empresa petroquímica Braskem vive expectativa de ser instalada a partir desta terça-feira (12) no Senado Federal. Todos os membros do colegiado foram indicados, com exceção do senador a ser escolhido pelo PDT. São 11 titulares e sete suplentes.

Os três senadores de Alagoas estão na CPI: Renan Calheiros (MDB), Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB).

São esperadas disputas decorrentes de rivalidades locais, especialmente entre Calheiros e Cunha.

A expectativa é que haja uma reunião pela manhã para que os senadores discutam quem vai ficar na presidência e na relatoria da CPI. O senador Omar Aziz (PSD-AM) é um dos cotados para assumir o comando da comissão.

Renan Calheiros disse à CNN que a vontade dele é que a CPI seja instalada à tarde. Em princípio, isso depende do senador Otto Alencar (PSD-BA), por ser o senador mais velho do colegiado. O mais velho comanda a primeira reunião antes da oficialização do presidente do colegiado.

Otto Alencar disse à CNN que falou rapidamente com Renan Calheiros por telefone e que deve se encontrar com ele quando chegar a Brasília. O senador também vai consultar o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA).

Nesta terça, às 9h30, tem ainda uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo federal e vários políticos de Alagoas. Por exemplo, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, os três senadores do estado e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O prefeito de Maceió e o governador de Alagoas têm buscado o governo federal para eventual ajuda financeira da União ou outras medidas, como suporte por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui