domingo, setembro 29, 2024
InícioPolíticaCPI da Braskem: PT fala em pegar relatoria para conter Renan e...

CPI da Braskem: PT fala em pegar relatoria para conter Renan e Lira

Ainda insatisfeito com a CPI da Braskem — como demonstrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça-feira (12) em reuniões no Palácio do Planalto –, o PT agora traça estratégias para segurar o ímpeto dos parlamentares com a inevitável instalação da comissão parlamentar de inquérito.

Agora, na mesa de negociações, está a possibilidade de que a relatoria do colegiado fique nas mãos do senador Rogério Carvalho (PT-SE), membro indicado pelo partido à CPI. O assunto foi debatido em reuniões de Lula com ministros e senadores na terça-feira (12).

O argumento é que o senador petista poderia conseguir lidar com a tentativa de Renan Calheiros (MDB-AL) de transformar a comissão em um palanque para criticar o acordo firmado entre a Braskem e a cidade de Maceió. E, ao mesmo tempo, deixar as investigações correrem sem desagradar demais o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Lira e Calheiros são adversários históricos em Alagoas, mas, no cenário nacional, apoiam o presidente Lula.

Outro temor do Planalto é que as recentes críticas do ministro dos Transportes, Renan Filho, à Braskem e ao acordo da empresa com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), possam parecer institucionais, vindas do governo.

O ministro é filho de Renan Calheiros e o prefeito é aliado do presidente da Câmara.

A instalação da CPI está marcada para as 9h desta quarta (13). A ideia do Planalto é fazer a inevitável instalação, com a escolha de presidente e relator do colegiado, mas que os trabalhos de fato só ocorram em 2024, para não atrasar a tentativa de avanço da pauta econômica.

Pela Constituição Federal, o Congresso Nacional entra em recesso no máximo no dia 22 de dezembro.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui