sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaCPI da Braskem não deve ser instalada no Senado nesta terça; Otto...

CPI da Braskem não deve ser instalada no Senado nesta terça; Otto nega ter sido procurado e cita agenda cheia

O senador Otto Alencar (PSD-BA) não deve convocar reunião nesta terça-feira (12) para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a responsabilidade da petroquímica Braskem em relação à mina com problemas de ruptura, em Maceió.

Ele afirmou à CNN que ainda não foi procurado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) após a reunião desta manhã no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros e políticos de Alagoas. O encontro serviu para discutir ajuda federal à população afetada pela ruptura da mina da Braskem em Maceió.

Mais cedo, Otto Alencar afirmou que a instalação dependeria do que fosse discutido na reunião no Planalto. Por ser o senador mais velho da CPI, cabe a ele instalar e comandar a primeira reunião antes da oficialização do presidente do colegiado.

Todos os membros do colegiado foram indicados, com exceção do senador a ser escolhido pelo PDT. São 11 titulares e sete suplentes.

Otto Alencar afirmou que também não foi procurado por mais nenhum outro membro da comissão para instalá-la. Ele ainda reforçou que, ainda na tarde esta terça-feira (12), tem outras agendas importantes, como reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para votar a indicação presidencial do nome de Daniel Walter Maeda Bernardo como diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do qual é relator, e sessão do plenário da Casa.

Em plenário, os senadores devem votar nesta terça o projeto de lei que trata da taxação e da regulamentação de apostas esportivas online.

Ala de governistas tem se mostrado contra a instalação da CPI. Na reunião no Planalto, o próprio presidente Lula criticou a existência da CPI da Braskem, de acordo com apuração do analista Caio Junqueira.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui