A cosmologia é um estudo que remonta à Grécia Antiga e designa a reflexão sobre a origem do universo por meio de causas racionais em vez das míticas. O estudo existe até hoje, mas em vez de ser amparado pela Filosofia, foi incorporado às áreas de Astrofísica e Astronomia. A seguir, confira mais informações sobre a cosmologia e entenda a sua diferença para a cosmogonia.
O que é a Cosmologia?
Na escola, aprendemos na matéria de Filosofia que os gregos antigos sempre buscaram uma explicação para a origem do universo. Pois bem, aqueles que desejavam encontrar explicações lógicas, descartando embasamentos míticos, criaram uma área de estudo que mais tarde ficou conhecida como Cosmologia.
Da língua grega, “cosmo” designa “universo” e “logos” pode significar “ciência”. Dito isso, pensadores como Tales, Pitágoras e Heráclito criaram diferentes teorias sobre o que teria dado origem ao universo. Naquela época, ainda não havia o conhecimento de astronomia que temos hoje, então, todas as hipóteses deles eram baseadas na observação do céu a olho nu.
Com o passar do tempo, surgiram softwares de computador, modelos matemáticos e físicos, e aparatos tecnológicos que permitiram ao ser humano um estudo mais aprofundado sobre o universo. Assim, a cosmologia passou a se amparar mais eficientemente nos ramos de estudo da Astrofísica e Astronomia, ainda buscando a origem do universo de forma científica. Para além da origem do universo, também são alvos de estudo o seu mapeamento, evolução e destino no futuro.
Qual a diferença entre Cosmologia e Cosmogonia?
A cosmogonia é o contrário da cosmologia. Enquanto uma área busca respostas lógicas para a origem do universo, a outra se foca em respostas que se baseiam no desenvolvimento de mitos. Ou seja, a cosmogonia atua reunindo personagens e narrativas fantásticas para explicar a origem do universo.
Para cada religião, seja cristã ou não, há uma história diferente sobre como o mundo se formou, suas fases de desenvolvimento, etc. A cosmogonia reúne todas essas explicações míticas, considerando cada um dos personagens expressos em histórias míticas. No caso da Grécia Antiga, muitos acreditavam que os deuses criaram o universo.