O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) mobilizou equipes de plantão para o atendimento de ocorrências relacionadas à forte chuva que caiu na noite de quarta-feira (23), em Teresina. As guarnições estavam de prontidão tanto para o atendimento das ocorrências de rotina, como para ocorrências pontuais.
De acordo com a Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), a capital registrou 72 mm na região Leste e 48 mm da região Sudeste da capital, durante seis horas, na noite de quarta-feira (23). Durante esse período, o CBMEPI registrou:
- 2 ocorrências de queda de árvore no bairro Saci, Zona Sul de Teresina;
- 1 ocorrência de queda de árvore na Avenida Raul Lopes, Zona Leste da capital;
- 1 ocorrência de queda de árvore no bairro Marquês, Zona Norte da capital;
- 1 acionamento de pessoa ilhada em veículo no bairro São Cristóvão, Zona Leste da capital;
- 1 acionamento de pessoa ilhada em veículo na região da Avenida União, bairro Real Copagre, Zona Norte de Teresina;
- 1 acionamento de queda de árvore no bairro Primavera, Zona Norte da capital.
Segundo o Comandante de Socorro de plantão, 1º Tenente Silvestre, o tempo-resposta foi bastante satisfatório, uma vez que, apesar de o trânsito estar mais lento por conta da chuva, o deslocamento das guarnições não foi comprometido. “Nossas equipes conseguiram atender aquelas demandas mais complexas, pois enviamos todo o efetivo de plantão para atender os chamados relacionados às chuvas”, explicou o militar.
“Com todo o efetivo de plantão à disposição, conseguimos retirar árvores de vias públicas que dificultavam o tráfego, e atender ocorrências de pessoas presas em veículos, sendo uma delas retirada em segurança por populares antes de nossa chegada”, finalizou o tenente Silvestre.
Das 15 ocorrências atendidas na capital pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí na quarta-feira (23), 7 foram em decorrência da forte chuva registrada na parte da noite. Outros atendimentos como busca por pessoas desaparecidas, atendimentos pré-hospitalares e incêndios foram realizados pelos militares.
O CBMEPI reforça seu compromisso com a segurança da população e orienta que, em caso de emergências, a população acione de imediato o número 193.