A Secretaria de Segurança Pública do Piauí e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, realizarão, na manhã da próxima segunda-feira (22), a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação para Soldados Bombeiros Militares, que é destinado aos alunos aprovados em concurso público realizado no dia 4 de junho de 2023 e que já estejam devidamente matriculados.
O evento, que começará às 8h30, será realizado no auditório da antiga sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na rua Josefa Lopes de Araújo, S/N, Centro Cívico, Praça Edgar Nogueira, bairro Cabral.
A solenidade contará com a presença do Coronel RR Francisco Barbosa da Mota, ex-Comandante-Geral do CBMEPI e primeiro Comandante-Geral, após a desvinculação da Instituição com a Polícia Militar do Estado.
O Coronel Francisco Barbosa ministrará uma palestra com o tema “Corpo Humano e Experiência”, onde compartilhará suas experiências como bombeiro militar para os novos alunos, além de apresentar instruções técnicas essenciais das funções militares, de combate e salvamento.
Após enfrentarem a “Semana Zero”, uma atividade de seis dias, onde os futuros soldados passam por circuitos de exercícios intensos e recebem importantes instruções militares sobre postura, formação da tropa, hierarquia e disciplina, é o momento de fazer parte do curso onde participarão de aulas que irão compor suas formações oficiais. Algumas disciplinas como noções de defesa civil, ética e cidadania, fundamentos de direito militar, salvamento, combate e proteção contra incêndios farão parte do curso, que possui 900 horas aulas.
De acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel José Rêgo, o início do curso evidencia um importante momento de preparação para os novos soldados.
“A aquisição desses novos homens e mulheres que farão parte da corporação marca um momento histórico para o estado do Piauí. É crucial que se dediquem durante as aulas, apresentem bom rendimento durante o curso e mostrem que estão prontos para serem os profissionais dedicados que o Corpo de Bombeiros Militar precisa para continuar atendendo com excelência à população piauiense”, frisou o Coronel José Rêgo.