O coronel David Ram, das Forças de Defesa de Israel (FDI), concede nesta sexta-feira, 18, uma entrevista exclusiva ao Jornal da Oeste. O militar planejou o ataque que recentemente eliminou o líder do Hamas, Yahya Sinwar. Para acompanhar a conversa, basta acessar o canal da Revista Oeste no YouTube, a partir das 16 horas.
Ram nasceu em Buenos Aires e mudou para o Brasil aos 10 anos. Depois, acompanhado dos pais, seguiu para Israel aos 17 anos, onde decidiu seguir a carreira militar. Naturalizado israelense, alistou-se na Brigada de Infantaria Guivati, depois passou para o comando especial.
Durante a carreira, David Ram atuou no Líbano e na Faixa de Gaza. Até 2018, trabalhou como vice-comandante da Brigada Guivati.
Yahya Sinwar é considerado um dos mentores do ataque de 7 de outubro de 2023. Na ocasião, terroristas do Hamas invadiram o sul de Israel e mataram mais de 1,2 mil cidadãos. Além disso, os extremistas também sequestraram mais de 200 israelenses.
A guerra de Israel contra o Hamas
O ataque terrorista em Israel desencadeou a guerra na Faixa de Gaza. De lá para cá, as FDI têm buscado eliminar as lideranças do Hamas e resgatar os reféns. Alguns países do Oriente Médio, como o Líbano e o Irã, também se envolveram no conflito.
Grupos terroristas, como o Hezbollah, lutam contra Israel em apoio ao Hamas. A guerra tem se escalado na região. A morte do líder do Hamas gerou especulações nas lideranças ocidentais para um possível fim do conflito a curto prazo.
Acompanhe a entrevista completa de David Ram ao Jornal da Oeste no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa começa às 16h, com apresentação de Adriana Reid.