terça-feira, abril 1, 2025
InícioCiência e tecnologiaCoroa de Espinhos volta à catedral de Notre Dame após incêndio

Coroa de Espinhos volta à catedral de Notre Dame após incêndio

Cinco anos após o incêndio devastador que atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, a relíquia da Coroa de Espinhos de Jesus Cristo retornou à igreja e será apresentada ao público em uma cerimônia especial na próxima semana. 

Considerada por muitos cristãos como a mesma usada por Jesus durante sua crucificação, a Coroa de Espinhos foi levada da Terra Santa para a França pelo rei Luís IX no século XIII. Em 1239, a relíquia chegou à capital em uma procissão grandiosa liderada pelo próprio monarca, que a carregou descalço, em um gesto de devoção. Para a população da época, o evento simbolizava a bênção divina sobre o reino e reforçava a ligação espiritual entre Paris e Jerusalém.

Coroa de espinhos atribuída como pertencente a Jesus. Crédito: Rerodução/Redes Sociais

A coroa permaneceu na Sainte-Chapelle por séculos, até ser transferida para Notre-Dame em 1803, onde foi exibida como tesouro sagrado. 

Coroa de Espinhos foi salva de incêndio e transferida temporariamente de igreja

Durante o incêndio de 2019, o objeto quase foi perdido, mas a ação heroica do capelão Jean-Marc Fournier e do capitão Franck garantiu seu resgate. Escondida em um cofre protegido por senha, a relíquia foi localizada e retirada em segurança – um episódio que ganhou destaque no documentário Mistérios da Fé, lançado pela Netflix em 2023.

Após o desastre, a Coroa de Espinhos foi mantida em segurança no Hôtel de Ville. Em 2022, com a flexibilização das restrições da pandemia, a relíquia voltou a ser exibida em ocasiões especiais na igreja de Saint-Germain L’Auxerrois, próxima à catedral de Notre-Dame.

Recentemente, a peça foi parte de uma exposição no Museu do Louvre, que reuniu mais de 120 objetos do tesouro de Notre-Dame.

Na próxima sexta-feira (13), a Coroa de Espinhos será colocada em seu relicário dourado (projetado em 1896), que brilha em contraste com um fundo azul-ultramarino, evocando a estética azul e dourada da Sainte-Chapelle, para apresentação oficial. Recentemente, o nicho ganhou uma nova tela de fundo cravejada com 396 contas de vidro cintilantes. 

A cerimônia contará com a participação dos Cavaleiros do Santo Sepulcro e incluirá um desfile inspirado no cortejo original de São Luís – momento que marca um novo capítulo na história da Coroa de Espinhos, reafirmando seu papel como símbolo de fé e patrimônio cultural de Paris.

As informações são do site The Conversation.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui