O Coritiba ofereceu o estádio Couto Pereira, no Paraná, para o Grêmio disputar jogos como mandante na Copa Libertadores da América. Com a tragédia no Rio Grande do Sul, os jogos de times gaúchos foram adiados pela Conmebol, que é responsável pelas competições sul-americanas. O Tricolor gaúcho ainda não confirmou se aceitará o convite.
O próximo jogo agendado do Grêmio na Libertadores será contra o Estudiantes, da Argentina, no dia 8 de junho, pela 5º rodada. A entidade ainda não definiu o local do jogo. Há também a partida da 4º rodada, contra o Huachipato, no Chile, que foi reagendada pela Conmebol para o dia 4 de junho.
Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, o Grêmio teve sua estrutura fortemente atingida pelas águas. A Arena do Grêmio e o centro de treinamento do clube ficaram alagados e, por conta dos problemas, o time não tem treinado, nem jogado. Vários atletas do Tricolor participaram de resgastes e ações voluntárias durante o combate das complicações causadas pelas cheias.
À CNN, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, afirmou que vários funcionários do clube foram fortemente atingidos pela chuva, que jogar “está em segundo plano” neste momento e que há projeção de retorno dos jogos somente para junho.
Nesta terça-feira (15), o Grêmio acenou a intenção de usar a cidade de Atibaia, no interior paulista, como base para treinos e estadia e aproveitar a estrutura do Red Bull Bragantino para dar sequência em suas atividades com o futebol.