A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (30) o áudio do VAR com o árbitro Anderson Daronco em lance polêmico de pênalti dado para o Santos no clássico contra o Corinthians neste domingo (29).
O lance polêmico aconteceu ao final da partida. Aos 53 minutos de segundo tempo, Soteldo recebeu bola pela esquerda, partiu para cima de Bruno Méndez e foi tocado no pé. O VAR analisou a jogada e apontou pênalti para o Peixe.
Na análise divulgada, Daronco consulta opinião do VAR após deixar o lance seguir: “Eu não vejo se tem toque no pé. Se teve pisão, eu quero ver”.
Após análise da jogada, o VAR instrui Daronco: “O jogador (Bruno Méndez) põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendamos revisão para o possível penal”.
O árbitro da partida se dirige ao monitor do VAR, analisa a jogada com o replay e conclui: “O jogador número 25 calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo”.
O presidente Duilio Monteiro Alves, do Corinthians, revelou que fará cobrança em direção à CBF, mas lamentou o erro considerado “claro e nítido”.
Confira a divulgação da CBF com diálogo completo
Diogo Carvalho Silva (AVAR1): Checando possível penal.
Anderson Daronco: Reway, eu não vejo se tem toque no pé. Se tem pisão, eu quero ver. Não vejo se tem o toque no pé porque estou encoberto. Se tem pisão, quero ver.
Wagner Reway (VAR): Tem o toque. Agora quero ver por outro ângulo. Quero ver se ele (Soteldo) busca o contato aqui… Não, ele não busca o contato, ele vai para a pisada. Volta um pouquinho mais, me dá um replay.
Wagner Reway (VAR): Estou terminando de checar, tá? Tem um contato, só preciso ver como foi. Só um instante.
Diogo Carvalho Silva (AVAR1): Faz o procedimento aí, do tiro de meta. É só aguardar, está checando possível penal.
Wagner Reway (VAR): Só tem esses dois (ângulos)? É, o jogador interrompe a passada dele ali, bota o pé onde ele ia passar. Pênalti. Daronco, te recomendo revisão de possível penal, ok? O jogador põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendo revisão para possível penal.
Anderson Daronco: Quero escutar. Não estou escutando. O que tu quer?
Wagner Reway (VAR): Recomendo revisão.
Anderson Daronco: Recomenda revisão. Segura, segura.
Anderson Daronco: Estou aqui.
Wagner Reway (VAR): Vou te mostrar o lance. Primeiro por aquela de baixo primeiro. Ele põe o pé na passada do jogador, ok? Vou te dar outro ângulo de novo, que dá para ver pouco o contato, mas dá para ver o movimento. Aquela de cima. Dá o play.
Anderson Daronco: Com esse toque ele acaba calçando.
Wagner Reway (VAR): Exatamente. Ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele.
Anderson Daronco: O jogador número 25 calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo.
Wagner Reway (VAR): Ok.