O Corinthians fará parte de uma campanha com outros clubes paulistas em apoio às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Diferentemente das outras equipes do estado, porém, a ação do Timão terá um elemento peculiar.
O clube optou por retirar a cor verde do patch da bandeira do Rio Grande do Sul, e será o único clube paulista que vai utilizar o símbolo em preto e branco. O verde, vale destacar, é a cor do Palmeiras, principal rival do Corinthians.
O debate quanto à utilização do verde no dia a dia do Corinthians é antigo. Em janeiro, o então diretor de futebol do clube, Rubens Gomes, fez um pronunciamento pedindo que os jornalistas não utilizassem vestimentas da cor durante eventos do Timão à imprensa.
A única vez que a cor verde apareceu no uniforme do Corinthians ocorreu sem aprovação do clube. Durante o Mundial de Clubes de 2012, o Timão precisou utilizar, por obrigação da Fifa, um símbolo que tinha partes esverdeadas na manga da camiseta.
A ação partiu da Federação Paulista de Futebol. Nos jogos deste fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro, os clubes usarão o patch com a mensagem #JuntosPeloRS nas camisas, que serão leiloadas posteriormente em prol das vítimas.