Maior vencedor da Copinha, o Corinthians nunca disputou uma final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na Neo Química Arena. A final contra o Cruzeiro está marcada para às 15h30 desta quinta-feira (25), em São Paulo.
O estádio em Itaquera foi inaugurado em 2014 e pela primeira vez receberá a final da competição. Se vencer, o Corinthians conquistará o 11º título da Copinha diante de seus torcedores em Itaquera. O Cruzeiro está em busca do bicampeonato.
O último título do Alvinegro vencido foi em 2017, no Pacaembu, contra o Batatais.
34.591 pessoas assistiram o último jogo entre o Timão e Novorizontino que garantiu a classificação na última segunda-feira (22). Porém, a capacidade de público não foi determinante para a escolha do estádio para a final.
O torneio é disputado desde 1969 e teve o Pacaembu como sua principal casa na final desde 1972. Ao todo, foram 36 finais no Pacaembu. O estádio foi privatizado e está em reformas e não poderá receber a partida.
De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, o estádio em Itaquera também foi escolhido, pois a final terá somente um time com sede na capital paulista. É o mesmo critério usado para outros estádios em anos anteriores, incluindo as finais do Palmeiras no Allianz Parque (contra o Santos em 2022) e no Canindé (contra o América-MG em 2023).
Porém, esta não será a primeira final corinthiana em casa. Em 1973 e em 1976, o timão foi finalista contra Fluminense e Atlético-MG, respectivamente, ainda no Parque São Jorge, na zona leste de São Paulo.
Nas duas oportunidades, o Corinthians perdeu os jogos. O Flu venceu por 2 a 0, na prorrogação, e o Galo ganhou por 1 a 0.