Corinthians e Fortaleza não saíram do 0 a 0 neste sábado (4) pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Na Neo Química Arena, Corinthians e Fortaleza criaram bastante e tiveram goleiros inspirados defendendo as respectivas metas e mantendo o zero no placar.
O resultado não foi o ideal para nenhuma das duas equipes. Com apenas um ponto conquistado, o Fortaleza chegou aos seis pontos e o Corinthians aos cinco, estacionando no meio da tabela. Pelo lado do Leão do Pici, foram três milagres de João Ricardo, contando também com a ajuda da trave. O Corinthians, por sua vez, teve um Carlos Miguel operando um verdadeiro milagre já nos minutos finais da partida.
Agora as equipes viram a chave para Copa Sul-Americana que acontece no meio da próxima semana. O Corinthians enfrenta o Nacional-PARí, fora de casa, na terça-feira (7), o Fortaleza também joga como visitante, mas contra o Nacional Potosí na quarta-feira (8).
O Corinthians realizou uma série de ações publicitárias na partida diante do Fortaleza. O foco total ficou no novo uniforme II a equipe, inteiramente preto, que faz parte de campanha de combate ao racismo no Brasil.
Para além da tonalidade em blecaute do novo uniforme, o clube ainda promoveu outros elementos colaboradores com o tema. As bandeirinhas de escanteio foram inteiramente pintadas de preto, além do apagar de luzes do estádio pouco antes da bola rolar.
O novo manto já está em casa! 😍🏴🏳️
📸 Gustavo Vasco#SCCPxFOR#VaiCorinthians pic.twitter.com/XzjEzy4t6U
— Corinthians (@Corinthians) May 4, 2024
Quando ainda jogador do Palmeiras, Breno Lopes ficou marcado também por um gol perdido em um Dérbi diante do Corinthians, em 2023. Na ocasião, com o gol aberto para marcar, o atacante pegou mal na bola e acabou chutando nas mãos de Cássio.
Agora, pelo Fortaleza, Breno Lopes teve a oportunidade de deixar para trás o momento negativo em sua carreira. Cara a cara com o goleiro corintiano, desta vez, Carlos Miguel, o atacante percorreu sozinho quase todo o campo de ataque e bateu colocado, para fora.
Se por um lado Breno Lopes perdeu o que seria o primeiro gol do Fortaleza, por outro, João Ricardo salvou a equipe de levar o primeiro gol. O goleiro tricolor fez milagre em lance à queima roupa, em momento delicado do Leão na partida.
A jogada começou pelo lado esquerdo, com Wesley, que trouxe para o meio e cruzou para a grande área com perfeição. Livre, Raniele subiu e testou com força, no contrapé de João Ricardo, que esticou o braço e evitou a bola na rede.
O volante Raniele será desfalque do Corinthians no próximo jogo do Brasileirão, contra o Flamengo. Punido com o terceiro cartão amarelo diante do Fortaleza, ele cumprirá suspensão automática no jogo do próximo sábado (11).
No lance, Raniele parou um contra-ataque do Leão com falta sobre Yago Pikachu. Ao se deparar com a advertência, o jogador lamentou efusivamente.
A Neo Química Arena estranhou quando o quarto árbitro indicou uma substituição no Corinthians. Mesmo quando a equipe ainda buscava o gol, o técnico António Oliveira sacou o atacante Gustavo Mosquito e colocou o lateral Matheuzinho.
A explicação se dá pela condição prévia do jogador de ataque. De acordo com a comunicação do Corinthians, Mosquito passou o dia com uma virose e foi para o jogo “no sacrifício”, longe de suas condições normais de atuar.
Em bela jogada trabalhada pelo Corinthians no lado esquerdo, Hugo ficou próximo de marcar o primeiro gol alvinegro na partida. Cara a cara com João Ricardo, o lateral-esquerdo acabou acertando a trave.
A jogada teve grande protagonismo de Rodrigo Garro, principal nome do meio-campo alvinegro na partida. Com espaço, ele deixou Hugo cara a cara com o goleiro adversário, que ainda defendeu o arremate antes da bola explodir no poste.
Em um segundo tempo com melhor desempenho do Fortaleza, o goleiro Carlos Miguel precisou trabalhar. O goleiro corintiano fez um verdadeiro milagre, em lance cara a cara com Moisés, quando a partida já se encaminhava aos minutos finais.
Moisés conduziu pelo lado esquerdo e deu drible ao melhor estilo “futsal”, deixando dois marcadores para trás e ficando cara a cara com Carlos Miguel. Ele bateu com força, mas viu o goleiro corintiano operar um milagre à queima roupa.
Corinthians
Carlos Miguel; Fagner (Giovane), Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele (Fausto Vera), Breno Bidon (Paulinho) e Rodrigo Garro; Wesley, Romero (Pedro Raul) e Gustavo Mosquito (Matheuzinho). Técnico: António Oliveira
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules e Tomás Pochettino; Yago Pikachu (Marinho), Renato Kayzer (Lucero) e Breno Lopes (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Motivo: quinta rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 4 de maio de 2024 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA) e Felipe Alan Costa de Oliveira
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Gols:
Cartões amarelos:
Breno Lopes, Brítez Yago Pikachu, Pedro Augusto e Tinga, do Fortaleza
Raniele, do Corinthians