Nesta quarta-feira (14), às 21h35, contra o Botafogo-SP, o Corinthians tentará alcançar no estádio Santa Cruz/Arena Nicnet dois triunfos consecutivos depois de seis meses.
A última vez que o time alvinegro atingiu essa marca foi também a última vez em que venceu três partidas em sequência. Na ocasião, foram três jogos como mandante por Copa do Brasil, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana:
- 29/7 – Corinthians 3 x 1 Vasco (Série A do Brasileiro)
Desde então, a equipe sofreu com muitas turbulências dentro e fora de campo. No Campeonato Brasileiro, brigou contra o rebaixamento. Na sequência, teve uma eleição com troca de correntes políticas no comando do clube. E ainda atravessou um início de temporada traumático em 2024.
Após enfrentar uma grande reformulação no elenco com o então treinador Mano Menezes, a equipe engatou uma sequência de cinco derrotas seguidas, chegando na pior campanha do Corinthians no Campeonato Paulista desde 1932. Antes da última rodada, o time ocupava a zona de rebaixamento.
A crise logo atingiu o comando técnico, e o português António Oliveira chegou ao CT Joaquim Grava na última sexta-feira (9). Comandou apenas dois treinos e colocou em campo o time que venceu a Portuguesa por 2 a 0, na Neo Química Arena, no último domingo (11).
Agora, pela oitava rodada do Paulistão, vencer o Botafogo-SP significa dar um respiro. O time alvinegro, além de se afastar da zona de rebaixamento, pode começar a sonhar com uma vaga na próxima fase da competição.
Atualmente, o Timão está na última posição do grupo C, com seis pontos. São quatro pontos a menos que a Inter de Limeira, que está na segunda colocação, mas que também tem uma partida a menos.
A equipe atravessa um seca de três partidas sem vencer e sem marcar gols. O Botafogo-SP ocupa a última posição do grupo D, com oito pontos. Na classificação geral, o time é 11º colocado, uma posição à frente do Corinthians.
A principal novidade é o retorno do meia argentino Leandro Maciel, após cumprir suspensão.
Botafogo-SP: João Carlos; Fábio Sanches, Bernardo Schappo e Lucas Dias; Wallison, Matheus Barbosa, Leandro Maciel e Jean Victor; Douglas Baggio, Emerson Negueba e Alex Sandro. Técnico: Paulo Gomes
Corinthians: Cássio; Léo Mana, Gustavo Henrique, Félix Torres e Caetano; Raniele, Maycon e Rodrigo Garro; Wesley, Romero e Yuri Alberto. Técnico: António Oliveira
Motivo: oitava rodada do Campeonato Paulista
Data e horário: 14 de fevereiro de 2024, às 21h35 (de Brasília)
Local: estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho e Evandro de Melo Lima
Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Góis
Transmissão: Record TV e Paulistão Play