A cidade de Piracuruca, no norte do Piauí, está sendo palco da segunda edição da Copa Sete Cidades, um campeonato de futebol de campo amador que reúne jovens talentos da região. O evento conta com o patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria da Juventude (Cojuv), e segue até o dia 28 de dezembro.
Com jogos realizados na Arena Net Beach, a competição incentiva a prática esportiva entre jovens de 15 a 29 anos, promovendo saúde, qualidade de vida e integração social. Times masculinos e femininos participam da disputa, que já se consolida como um dos principais eventos esportivos da juventude na região.
Os jogos são realizados aos sábados e domingos, nos turnos da manhã e tarde, para que os participantes possam conciliar seus compromissos com os estudos e o trabalho. A competição é organizada por grupos, classificando os dois primeiros colocados de cada fase e os dois melhores terceiros colocados para as fases eliminatórias. Para aumentar a competitividade, os times campeões de cada categoria receberão a Taça Sete Cidades, além de premiações em dinheiro para os três primeiros colocados.
De acordo com Dasayev Meneses, organizador do evento, a copa é mais do que um campeonato, é um projeto de transformação social. “O esporte é uma ferramenta essencial para a juventude. Ele promove saúde, disciplina, trabalho em equipe e oferece um espaço para os jovens explorarem seu potencial. Eventos como esse mostram o poder do esporte em conectar pessoas e criar oportunidades”, destaca o coordenador.
Ao falar sobre a importância da Copa Sete Cidades e do apoio contínuo a iniciativas como esta, Everton Calisto, coordenador estadual da Juventude, destaca que a ação está alinhada ao compromisso da coordenadoria com o fortalecimento da participação dos jovens em atividades que promovem o desenvolvimento pessoal e social.
“A nossa missão na Coordenadoria da Juventude é justamente dar suporte a eventos como a Copa Sete Cidades, que não só incentivam o esporte, mas também criam oportunidades para que os jovens se envolvam em experiências enriquecedoras. O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação, que estimula o trabalho em equipe, o respeito, e a superação de desafios. A juventude precisa de espaços como este para crescer, se desenvolver e construir um futuro melhor, e o Governo do Estado, por meio da Cojuv, está comprometido em apoiar ações que possibilitem esse protagonismo juvenil”, afirmou o gestor.