quarta-feira, novembro 27, 2024
InícioEsporteCopa do Mundo foi ampliada para ajudar Escócia a se classificar, brinca...

Copa do Mundo foi ampliada para ajudar Escócia a se classificar, brinca Infantino

A decisão da Fifa de expandir a Copa do Mundo de 2026 para 48 seleções foi tomada para dar à Escócia a chance de retornar ao torneio depois de quase 30 anos, brincou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, ao elogiar a classificação do país para a Euro 2024 na Alemanha.

A Escócia participou pela última vez na Copa do Mundo da França em 1998, quando terminou em último lugar do Grupo A, atrás de Brasil, Noruega e Marrocos. A seleção escocesa não conseguiu se classificar para as últimas seis edições do torneio global, que contaram com 32 equipes.

Depois de alcançar a participação na segunda Eurocopa consecutiva este ano, os escoceses têm esperança de chegar à Copa do Mundo de 2026, que será sediada pelos Estados Unidos, Canadá e México — a primeira edição a ser disputada no formato ampliado.

“A Escócia se classificou de forma brilhante para a Eurocopa”, disse o presidente da Fifa à BBC Escócia no sábado (2), depois de assistir à vitória em casa do St Mirren por 2 a 1 sobre o Aberdeen, pela liga escocesa, após uma reunião da IFAB, o conselho internacional da Fifa, no país.

“Vou contar um segredo: decidimos aumentar de 32 para 48 para permitir a participação da Escócia. A Escócia terá grandes oportunidades e, se [conseguir] se classificar, tenho a certeza de que os torcedores escoceses vão se divertir muito.”

A Escócia ficou fora da Copa do Mundo de 2022 no Catar, perdendo para a Ucrânia nas semifinais da repescagem das eliminatórias europeias.

Nas oito edições da Copa do Mundo que disputou, a Escócia, que tem a segunda federação nacional mais antiga do mundo depois da Inglaterra, nunca passou da fase de grupos.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui