Neste sábado (18), por volta das 21h (de Brasília), a Copa do Brasil já terá conhecido o primeiro finalista da edição de 2024. Vasco e Atlético-MG se enfrentam em São Januário, a partir das 18h30.
A partida terá transmissão ao vivo por SporTV e Premiere. Quem vencer, encara Corinthians ou Flamengo na grande final — os times se enfrentam no domingo (20), às 16h, na Neo Química Arena.
O Galo, vale lembrar, viaja ao Rio de Janeiro com a vantagem do empate, após ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena MRV. Bicampeão, o time mineiro busca sua quarta final na copa, a primeira após três anos.
Para se classificar nos 90 minutos, o time carioca precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso devolva a vantagem simples, a decisão vai para os pênaltis — que seria a quarta do Cruzmaltino na Copa do Brasil.
O time mandante, porém, conta com sua força no estádio de São Januário, que estará lotado, com promessa de grande festa nas arquibancadas e social. Na véspera da decisão, mais de 10 mil torcedores foram ao estádio acompanhar o treino aberto.
Torcida, elenco e diretoria do Vasco, aliás, tratam o jogo como o mais importante dos últimos 13 anos, desde que o Gigante da Colina conquistou seu último grande título, exatamente a Copa do Brasil, em 2013.
Caso avance, o Vasco disputará sua terceira final do torneio nacional, a primeira desde que a Copa do Brasil voltou a contar com a participação de times que disputam a Copa Libertadores da América.
Atualmente na 10ª e 9ª posição, respectivamente, Vasco e Atlético-MG não conseguem mais disputar o título. Para o time carioca, a Copa do Brasil é o único troféu possível, enquanto o Galo está na semifinal da Libertadores.
Tanto o Cruzmaltino quanto o Galo podem ter um obstáculo (ou um aliado, a depender da estratégia no jogo) em comum: há a previsão de fortes chuvas no Rio de Janeiro para o horário da partida.
Segundo o site de meteorologia “Climatempo”, a cidade deve ter “tarde chuvosa e noite com temporal”. A probabilidade de chuva é de 94%, podendo chegar a 48.5mm, mais do que todo o acumulado do mês de outubro na capital fluminense.
- Atlético-MG: Everson; Lyanco (Renzo Saravia), Rodrigo Battaglia, Junior Alonso e Rubens; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito