O Juventude aproveitou o time misto do Fluminense e venceu de virada, por 3 a 2, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira (1).
Os gols da vitória foram marcados por Lucas Barbosa, Rodrigo Sam e Diego Gonçalves, todos no segundo tempo, enquanto o Tricolor abriu o marcador na primeira etapa com Lima e diminuiu com Thiago Santos, já nos acréscimos da etapa final.
A partida de volta será na próxima quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
Para avançar, o time gaúcho joga por um empate ou qualquer vitória. Derrota por um gol leva a decisão para os pênaltis. O Fluminense precisa vencer por dois ou mais gols para avançar direto.
Não deu tempo para entender como as equipes iriam se comportar em Caxias do Sul. Na primeira chegada ao ataque, o mistão do Fluminense abriu omarcador. Em grande jogada de Nonato, Lima abriu o marcador.
O camisa 45 aproveitou o cruzamento do volante, além da falha da defesa do Ju, para dominar e com calma bater forte. Vitória parcial, e importante, para o Tricolor carioca.
Diferentemente do que era o Fluminense com Fernando Diniz, o time de Mano Menezes deu a bola para o Juventude. Os donos da casa tentaram pressionar, até criaram boas chances, mas levou pouco perigo ao gol de Fábio.
As principais jogadas do time da casa eram pelos lados. Por lá, o Ju assustou mais e o Fluminense teve muita dificuldade para marcar. Mesmo assim, com uma leve pressão do Juventude, a partida foi para o intervalo com vitória parcial dos cariocas.
Se o Fluminense abriu o marcador aos dois minutos do primeiro tempo, o Juventude respondeu exatamente no giro do ciclo de uma etapa inteira. Aos dois do segundo tempo, Lucas Barbosa aproveitou bola na área para empatar.
O gol marcado pelo camisa 10 da equipe de Caxias do Sul, fez justiça ao que as equipes mostraram durante a partida. O Juventude foi superior desde o início da partida.
E em menos de dez minutos, veio a virada jaconera. Apoiado pela torcida e superior ao Fluminense na maior parte do tempo, Rodrigo Sam virou para os donos da casa. Em cruzamento na área, o zagueiro apareceu sozinho na frente de Fábio: 2 a 1.
Imensa a vantagem que o Juventude construiu dentro do Alfredo Jaconi. Pressionando, a equipe da casa chegou a uma vantagem ótima e mais do que merecida. Diego Gonçalves veio do banco e acertou um lindo chute.
O Fluminense apostou nos titulares, mas não conseguiu chegar ao empate. Um grande passo que o campeão da Copa do Brasil de 1999 conseguiu. O Juventude fica em vantagem para retornar às quartas de final da competição, após
No apagar das luzes, o Fluminense marcou um gol fundamental para dar respiro para o jogo de volta no Rio de Janeiro. Após boa jogada de Arias, Thiago Santos aproveitou a desatenção coletiva do time do Juventude para deixar o Tricolor ainda mais vivo no mata-mata.
As equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense recebe o Bahia, no domingo (4), às 16h (de Brasília).
No mesmo dia, e no mesmo horário, o Juventude vai até São Paulo encarar o Corinthians, na Neo Química Arena.