O principal desafio do Bahia na temporada, nas palavras do técnico Rogério Ceni, tomará forma nesta terça-feira (12). A partir das 21h30 (de Brasília), o Tricolor de Aço visita o Caxias-RS, no estádio Centenário, pela 2ª fase da Copa do Brasil. O vencedor do confronto avança. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
“Tem que jogar com todo mundo sempre. Tem que ganhar sempre. Vamos ver se conseguimos ajustar. Sobreviver na Copa do Brasil vai ser o grande desafio”, afirmou Ceni, no início de março, ao comentar a maratona de jogos enfrentada pelo time neste mês.
O Esquadrão já entrou em campo três vezes desde o dia 1º, e entrará mais cinco até o dia 31. É por isso que o comandante tricolor tem feito um rodízio no elenco. Na partida de ida da semifinal do Campeonato Baiano, contra o Jequié-BA, no último sábado (9), uma equipe alternativa foi mandada a campo, e venceu.
Vencer, inclusive, tem sido palavra presente no dicionário do Bahia. Desde o clássico Ba-Vi do dia 18 de fevereiro, o time acumula seis vitórias em seis jogos, com 12 gols marcados e apenas dois sofridos.
Para o duelo contra o Caxias, o meia Everton Ribeiro, poupado no sábado, deve estar novamente à disposição. Apenas os laterais Ryan e Cicinho, machucados, estão fora.
O Caxias vive um bom momento na temporada. Após terminar a 1ª fase do Campeonato Gaúcho na 3ª colocação, com 16 pontos, o Grená do Povo despachou o São José-RS nas quartas de final e está na semifinal.
Atual vice-campeão estadual, o clube teve o ano de 2023 marcado pela conquista do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2024, não perde há cinco jogos – quatro vitórias e um empate.
Nesta quarta, o técnico Argel Fucks terá o retorno do meia Tomás Bastos, suspenso no último jogo do Gauchão.
Caxias-RS: Fabian Volpi; Marcelo, Denilson, Cézar Henrique, Dudu Mandai; Elyeser, Emerson Martins, Tomás Bastos e Peninha; Vitor Feijão e Gabriel Silva. Técnico: Argel Fucks.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Luciano Juba; Rezende, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Ademir (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
- Data e horário: 11 de março de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
- Auxiliares: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP)
- Transmissão – TV: Sportv, na TV fechada, e Premiere (pay-per-view)